TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Dissertações: EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 11

OS PORTUGUESES, DA SUA ORIGEM À ATUALIDADE

DANELLI, A1.; VARGAS, C.V1.; FABIANI, D1.; BOFF, M. D1.; SANTOS, O. J1.; PEGORARO, P.H1.

1 Acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU.

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi aprimorar os conhecimentos sobre um dos países mais antigos da Europa, mostrando-nos o papel e sua colaboração para a agricultura e pecuária no Brasil. Portugal tem uma realidade agrícola de enorme diversidade. Os portugueses tiveram seu papel fundamental para o Brasil, pois os mesmos disseminaram plantas e animais, difundiram o cultivo em novos habitats, transportaram árvores, vegetais e legumes de climas temperados para climas tropicais e vice-versa. Os portugueses tiveram um papel importante também na movimentação da fauna, introduziram novas espécies animais e aves. Introduziram no Brasil certos animais que teriam um papel fundamental no desenvolvimento econômico da colônia portuguesa.

Palavras-chave: portugueses, tipo de agricultura, pecuária.

ABSTRACT

The objective of this work was to improve the knowledge about one of the oldest countries in Europe, showing us the paper and their collaboration for the agriculture and livestock farming in Brazil. Portugal has a huge diversity of agricultural reality. The Portuguese had their role to Brazil, as they spread plants and animals, cultivation spread into new habitats, transported trees, plants and vegetables from temperate to tropical climates and vice versa. The Portuguese had an important role in the movement of fauna, introduced new species of animals and birds. Brazil introduced in certain animals that have a key role in the economic development of the Portuguese colony.

Key words: Portuguese, type of agriculture, livestock.

INTRODUÇÃO

Colonizadores do território brasileiro por 322 anos, de todos os povos que chegaram ao País os portugueses foram os que mais exerceram influência na formação da cultura brasileira. Durante todo o período de colonização, cidadãos portugueses foram transportados para as terras sul-americanas, influenciando não só a sociedade que viria a se formar, como também as culturas dos povos que já existiam.

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por todos os habitantes do País. Difundida principalmente pelos padres jesuítas, o português era no início da colonização considerado língua geral na colônia, ao lado do tupi. Mas outros legados, como a religião católica, os folguedos populares, as figuras do folclore, os pratos típicos da culinária e a introdução de movimentos artísticos como o renascentismo e o neoclassicismo também se enraizaram no Brasil por influência dos colonizadores.

A culinária brasileira também recebeu algumas interferências dos colonizadores. Muitos pratos típicos do País são o resultado da adaptação de pratos portugueses ás condições da colônia.

Os vínculos de Portugal e dos portugueses com o Brasil são antigos, embora as relações entre os povos e os países tenham oscilado bastante ao longo do tempo. Muita história de Portugal está ligada à nossa, desde o desembarque dos portugueses no Novo Mundo, no século XVI, até hoje, por conta do intenso fluxo migratório de brasileiros para Portugal nas três últimas décadas.

REALIDADE DA AGRICULTURA PORTUGUESA

A população agrícola em Portugal tem vindo a diminuir, especialmente após a entrada na CEE. Até 1960 a atividade económica agrícola era a mais importante, a partir daí foi perdendo influência. Após a entrada na CEE 1986, Portugal recebeu fundos da mesma para investir no setor primário, mas não correu bem. Mesmo após um período de adaptação os agricultores portugueses ficaram sujeitos à forte competitividade dos europeus e sem hipóteses, foi-se abandonando a atividade agrícola. Contudo, alguns agricultores lusos mais formados, e que tinham apoios, conseguiram ganhar fundos e modernizaram. Em Portugal a agricultura é para subsistência e ainda há muitos pequenos agricultores que não conseguem competir, enquanto que há alguns que têm sucesso.

DESCOBRIMENTO BRASIL

No clima auspicioso que seguia ao retorno triunfal de Vasco da Gama, tiveram início os preparativos para uma expedição de envergadura muito maior, sob o comando de Pedro Álvares Cabral. Diferentemente da expedição comandada por Vasco da Gama, que era formada por apenas 3 navios e 1 barco de mantimentos, a esquadra de Cabral era composta por nada menos que 13 embarcações (10 naus e 3 caravelas). A grandiosidade da expedição que largou de Lisboa em março de 1500, justifica-se por conta dos objetivos que lhe eram confiados. Envolvia interesses diplomáticos, comerciais, militares, religiosos, e pretendia-se que fornecesse um relatório mais detalhado das condições concretas para a realização das expectativas suscitadas pela conquista de Vasco da Gama. (SCOTT, 2010)

A expedição reuniu entre 1.200 e 1.500 pessoas, incluindo indivíduos de diferentes condições sociais e distintos papéis a desempenhar na viagem. A maioria dos componentes, contudo, estava vinculada a atribuições de caráter militar e guerreiro, mas também embarcaram fidalgos, embaixadores, intérpretes, serviçais, escravos, degradados e religiosos franciscanos. (SCOTT, 2010)

Fonte: Os portugueses, SCOTT, A.S.;

Em 8 de março de 1500 largou do Tejo a grande frota comandada por Pedro Álvares Cabral com objetivo de chegar às Índias. Inicialmente, seguiu uma rota semelhante à de Vasco da Gama, mas, depois de atingir Cabo Verde, manteve-se rumo ao ocidente. Em 22 de abril, os portugueses avistaram um monte, logo batizado de Pascoal, aportaram nas novas terras e, por alguns dias, exploraram o que no futuro seria o Brasil. (SCOTT, 2010)

AS PRINCIPAIS PRODUÇÕES AGRÍCOLAS

Os Cereais de maior importância em Portugal são: o trigo, milho, centeio, arroz. (Roudart et al., 2009)

EVOLUÇÃO APÓS 1986

-Redução da superfície de cultivo;

-Quebra da produção;

-Perda de importância no contexto da produção vegetal;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com