TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO NO BRASIL

Artigo: EDUCAÇÃO NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

EDUCAÇÃO NO BRASIL

A educação no Brasil segundo o que determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), deve ser gerida e organizada separadamente por cada nível de governo. O governo Federal, os Estados, o Distrito Federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino. Cada um desses sistemas educacionais públicos é responsável por sua própria manutenção, que gere fundos, bem como os mecanismos e fontes de recursos financeiros.

A nova Constituição reserva 25% do orçamento do Estado e 18% de impostos federais e taxas municipais para a educação. Segundo dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio), em 2007 a taxa literária brasileira foi de 90% da população, o que representa 14,1 milhões de analfabetos no país, já o analfabetismo funcional atingiu 21,6% da população. O analfabetismo é mais elevado no Nordeste, onde 19,9% da população é analfabeta. O percentual de pessoas na escola em 2007 foi de 97% na faixa etária e crianças entre seis e quatorze anos, já os jovens de quinze a dezessete anos foram de 82,1%.

Segundo o site G1 da globo.com, a taxa de analfabetismo teve queda de 1,8% entre 2004 a 2009 em pesquisa feita pelo PNDA e pelo IBGE (Institudo Brasileiro de Geografia e Estatística), a meta estabelecida pelo Brasil é chegar a taxa de 6,7% de analfabetismo em 2015. Ainda segundo o G1 da globo.com, comparando entre os sexos, os homens apresentam taxa de 9,8% de analfabetismo contra 9,6% das mulheres.

Segundo o IBGE atualmente o Brasil passa por melhoria nos níveis de escolaridade, pessoas com 25 anos ou mais aumento em 4,6% a proporção com ensino médio completo em apenas cinco anos. A taxa foi de 18,4% em 2004 para 29% em 2011. A proporção daqueles que têm nível superior aumentou 2,5% no mesmo período, foi de 8,1% em 2004 para 14,8% em 2011.

Distribuição dos estudantes por rede de ensino, em %

Pública Particular

Total 78,1 21,9

Maternal, jardim da infância, etc 69,9 30,1

Ensino fundamental e classe de alfabetização 86,9 13,1

Ensino médio 86,4 13,6

Ensino superior (inclui mestrado e doutorado) 23,4 76,6

Fonte: Pnad 2009, IBGE

Educação Corporativa

A Universidade Corporativa é uma forma de educação estratégica, onde a tendência é considerar a administração estratégica como um processo de aprendizagem coletiva, que visa desenvolver e explorar as competências distintas, difíceis de serem imitadas, proporcionando vantagens competitivas para as organizações. O conceito da Universidade Corporativa no Brasil começou no inicio da década de 90, é um movimento recente, mas que vem crescendo muito nos últimos anos, a partir de 2000 verificamos um expressivo aumento das experiências da Universidade Corporativa no país.

Para se ter umas idéias hoje são mais de 100 organizações brasileiras ou multinacionais, tanto na esfera publica quanto na privada, que já implementaram o sistema de educação, pontuados pelos princípios e praticas de universidade corporativa.

Sua missão é formar e desenvolver talentos na gestão dos negócios promovendo a gestão do conhecimento organizacional. O objetivo é o desenvolvimento das competências empresariais e humanas.

Princípios e práticas para o sucesso:

• Ações e programas desenvolvidos com base nas competências criticas;

• O sistema de gestão do conhecimento estimula a troca de experiências.

• Utilização de tecnologia aplicada a educação.

• Compromisso da empresa com a cidadania empresarial.

• Veiculo do fortalecimento e disseminação da cultura.

• Gestores responsáveis pelo processo de aprendizagem.

• Formação de parcerias.

As estratégias no desenvolvimento da Universidade Corporativa são:

• Operacional;

• Tático;

• Estratégico;

Esses estágios representam diversos graus de desenvolvimento da universidade corporativa, é possível que ainda não tenha atingido o nível estratégico, mas pode estar num estágio intermediário, operacional ou tático e trabalhando para chegar a esse alinhamento também identifica diferentes gerações da Universidade Corporativas, tanto em termos de produtos como de orientação e todas ainda co-existentes hoje.

A diferença entre Universidade Corporativa e Universidade Tradicional.

Antes de pontuarmos as diferenças entre os dois tipos de Universidade, é importante conhecermos as características de cada uma:

Tradicional: é uma instituição de ensino, seja superior ou técnico, que possui cursos regulados pelo Mec , sistema de educação formal e aprendizagem temporária, possui métodos de aprendizagem baseados em conceitos acadêmicos.

Corporativa: é uma instituição de ensino que não possui cursos regulados pelo Mec e por lei seu foco é direcionado aos objetivos e interesses da organização, buscando sempre ligar o conhecimento e as necessidades da empresa além de possibilitar a prática do que foi transmitido. A aprendizagem é feita de forma coletiva visando sempre o futuro, buscando ter estratégias mais ágeis e metodologias de ensino mais práticas como jogos, simulação e estudo de caso ou a distância via web.

Diferenças: podemos dizer que a Universidade Corporativa busca aprimorar os conhecimentos de seus colaboradores focando os objetivos e necessidades da organização, além de desenvolver os colaboradores para exercerem suas funções. A Universidade Tradicional possui um sistema de educação padronizado seu foco é ensinar a estudar e a pesquisar, sua base de aprendizagem muitas vezes é feita através de conhecimentos acadêmicos.

Treinamento e Desenvolvimento

Com o aumento da competitividade no mercado, as empresas têm implementado mudanças no sentido de aprimorarem cada vez mais as pessoas, consideradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com