TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERA UMA VEZ... HEBREUS, FENÍCIOS E PERSA

Por:   •  22/2/2022  •  Seminário  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

ERA UMA VEZ... OS HEBREUS

Certo dia, historiadores perceberam que a BÍBLIA era uma fonte de estudo sobre um povo chamado hebreus. Nela se tem muitas histórias sobre eles. Os hebreus chamam essa Bíblia de TORÁ.  E assim começa, segundo essa Torá, acontece a história dos hebreus...

Era uma vez... os hebreus, povos que viviam numa cidade chamada de Ur, na MESOPOTÂMIA. Certo dia um pastor hebreu chamado ABRAÃO, recebeu um chamado de Deus para conduzir seu povo na busca por boas pastagens, por terras férteis. Então ABRAÃO, caminhou, caminhou com o seu povo, saindo da cidade Ur até chegar à tão sonhada terra prometida, essa terra prometida era a Palestina, chamada pelos hebreus de CANAÃ. Nessa terra prometida, eles praticaram dois tipos de atividades, a AGRICULTURA E PASTOREIO. Depois de um tempo, Canaã, essa terra prometida, passava por um período de seca, muitos hebreus reclamando da fome, da falta de chuva. Olhando para isso, os hebreus foram obrigados a sair da sua terra prometida e buscar uma melhor vida no EGITO, às margens do rio Nilo. Então, eles caminharam, caminharam até chegar no Egito, quando eles chegaram lá encontram outras pessoas dominando o Egito, isso mesmo, não eram os egípcios que estavam no poder, eram os HICSOS, isso mesmo, os hicsos tinham vencidos os egípcios, e agora eles que mandavam no império. Os hicsos receberam bem os hebreus. Só que tudo mudou para os hebreus quando os egípcios se fortaleceram e derrotaram esses hicsos, após expulsarem os hicsos, os egípcios voltaram a governar o Egito, e logo em seguida resolveram ESCRAVIZAR os hebreus, pois para os egípcios, os hebreus eram aliados dos seus inimigos. Os dias se passaram e finalmente os hebreus conseguiram fugir do Egito, eles foram conduzidos por MOISÉS e assim conseguiram voltar para a terra prometida, Canaã. Mas, quando os hebreus chegaram à Canaã, tiveram uma grande surpresa, a sua terra estava sendo ocupada por outros povos, principalmente dois, os CANANEUS E FILISTEUS. Então, eles travam uma luta, e depois de um tempo de conflitos, os hebreus venceram e fundaram um reino na região, esse reino é chamado de Reino de Israel. O primeiro dos hebreus foi SAUL. O tempo foi passando e as atitudes de alguns desses reis foram gerando descontentamento, principalmente dos mais pobres, pois estavam cansados de terem que pagar altas taxas ao governo. Com esses desentendimentos, esses descontentamentos o reino dos hebreus foi dividido em dois, REINO DE ISRAEL E REINO DE JUDÁ. E depois de cerca de 200 anos esses reinos foram abalados e conquistados por outros povos. Depois de um tempo, os hebreus voltaram a se fortalecer na região de um dos dois antigos reinos, Reino de Judá. Por causa do nome dado a essa região, Judá, os hebreus, depois de um tempo, passaram a ser conhecidos como judeus.  Mas, um tempo passou e esses judeus foram conquistados por diversos povos, entre eles os ROMANOS. Eles resistiram, mas não foi possível evitar que esses judeus se dispersassem, se espalhassem pelo mundo. Mais é claro, que os hebreus deixaram suas heranças, eles criaram a CRENÇA EM UM ÚNICO DEUS (Javé), CHAMADO DE MONOTEÍSMO ÉTNICO, que deu origem a religião dos judeus, que é o judaísmo. Essa religião INTERFERE PROFUNDAMENTE NO COTIDIANO DE SEUS SEGUIDORES.

Isso foi um pouco sobre a história dos hebreus...

ERA UMA VEZ... OS FENÍCIOS

  • Era uma vez...os fenícios, povos que ocupavam um território situado nas terras que hoje é o LÍBANO, eles nunca formaram um reino ou um império, eles viviam em CIDADES INDEPENDENTES. BIBLOS, SÍDON E TIRO foram as três cidades que exerceram uma grande liderança comercial e marítima. Mas, história política desses povos chegou ao fim com a conquista dos ROMANOS. Os fenícios deixaram muitas contribuições e a mais importante foi o ALFABETO. No alfabeto deles existia 22 sinais, cada um deles correspondia a um SOM. Todas as 22 letras eram consoantes, as vogais só vieram depois, criadas pelos GREGOS.

Isso foi um pouco sobre a história dos Fenícios...

ERA UMA VEZ... OS PERSAS.

  • Era uma vez... povos nômades, ou seja, pessoas que viviam se deslocando de um lugar para outro, eles eram chamados de persas. Mas, depois de um tempo se deslocando, eles conseguiram se fixar, permanecer, na região do atual IRÃ, na época a região ficou conhecido como a Pérsia. Nessa região viveram povos com os PERSAS e os medos. Na época, o rei da Pérsia, CIRO, ele fundou o Império Persa. E um dos seus sucessores foi Dario I, Dario resolveu governar um pouco diferente, ele dividiu o Império Persa em províncias, como se fossem estados, essas províncias eram chamadas de SATRAPIAS. Nessas províncias, chamadas de satrapias, tinha os INSPETORES, esses inspetores eram conhecidos como “olhos e ouvidos do rei”. Mas, o Império Persa chegou ao fim e foi durante o reinado de Dario III. Eles foram vencidos pelo exército de ALEXANDRE, lá DA MACEDÔNIA, CONHECIDO COMO “O GRANDE”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com