TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS DISCIPLINARES

Casos: ESTUDOS DISCIPLINARES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  1.785 Visualizações

Página 1 de 9

Pergunta 1

1. A partir dos “Três ensaios da sexualidade”, de Freud (1969), ele percebeu em seus estudos que o conjunto de práticas que constituem a sexualidade normal e que dizem respeito à estimulação das zonas erógenas, espalhadas pelo corpo todo, é experimentado desde muito cedo na vida de um ser humano. Assim, ao que se refere à sexualidade da criança, o bebê aprende a brincar e ter prazer com o próprio corpo. Na faixa etária entre 3 e 4 anos de idade, denominado período de latência sexual da infância, as crianças gostam de brincar de fazer cócegas, tocar os próprios genitais, fazer perguntas sobre de onde vem os bebês, também chamada a fase dos “porquês”.

Como são chamadas essas “atividades” na criança de acordo com a teoria psicossexual de Freud?

a. Investigação sexual do adulto.

b. Investigação sexual infantil.

c. Investigação sexual do adolescente.

d. Investigação perversa.

e. Investigação sexual desorganizada.

Pergunta 2

1. A questão da sexualidade, do corpo e do gênero chega à educação a partir de quais documentos oficiais no Brasil?

a. Da legislação sobre os direitos e os deveres do cidadão.

b. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN).

c. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Superior (PCN).

d. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN).

e. Nenhuma das alternativas está correta.

Pergunta 3

1. Ao que se refere à construção da identidade feminina são concedidos alguns atributos às mulheres. Rocha e Coutinho (1994) citam alguns como: fragilidade, intuição, abnegação, docilidade, cuidado, maternidade e fidelidade são qualidades atribuídas às mulheres, e frequentemente são vistas como parte inerente ou imutável da natureza feminina ou da feminilidade. Por exemplo, antes mesmo de nascermos, nossa identidade de gênero vai sendo constituída, a primeira pergunta que fazem a nossos pais é “é menina ou menino?”. A partir de então, o futuro da criança vai sendo construído, incluindo atividades ou esportes que poderão ou não participar (balé ou futebol) e tipos de carreiras que poderão seguir.

(Rocha-Coutinho, M. L. (1994). “Tecendo por trás dos panos: mulher brasileira nas relações familiares”. Rio de Janeiro: Rocco)

As expectativas de nossos pais e da sociedade são fortes influências para a construção da identidade feminina ou masculina. Assim, o que é importante levar em consideração ao que se refere a essas expectativas?

a. Essas expectativas não se baseiam em limitações ou potenciais biológicos ou físicos, mas são papéis sociais construídos para os homens e as mulheres. É importante questionar essas características e expectativas que são impostas, para que não limitem as aspirações de cada homem e mulher.

b. Essas expectativas se baseiam em limitações ou potenciais biológicos ou físicos das mulheres. O importante de questionar essas características e expectativas que são impostas é para que se limitem as aspirações de cada mulher.

c. Essas expectativas não se baseiam em limitações ou potenciais biológicos ou físicos dos homens. O importante de questionar essas características e expectativas que são impostas é para que se limitem as aspirações de cada homem.

d. Essas expectativas se baseiam em limitações naturais das mulheres. O importante de questionar essas características é para colocar as mulheres em seus limites sociais.

e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Pergunta 4

1. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), a sexualidade tem grande importância no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois independentemente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se com o prazer, necessidade fundamental dos seres humanos. A sexualidade, para o adolescente e o adulto, tem caráter estritamente erótico e está ligada apenas à realização desses desejos. O erotismo genital relaciona-se com o período da puberdade, com o amadurecimento genital e com o processo da genitalidade que determinará a própria sexualidade. Diferentemente acontece na criança que, ao explorar o próprio corpo, o faz para conhecê-lo. A criança cedo aprende a brincar e a tirar prazer de seu próprio corpo e isso faz parte de seu desenvolvimento tanto quanto engatinhar, andar ou falar.

Nesse sentido, a sexualidade na criança:

a. Não é genitalizada porque ainda não passou pelo desenvolvimento das gônadas sexuais.

b. É genitalizada porque tem amadurecimento suficiente.

c. Faz parte da genitalidade ativa e nada tem a ver com os processos de desenvolvimento.

d. As investidas da criança são sexuais e genitalizadas, diferente do adulto que não é genitalizado.

e. Não é genitalizada porque já tem amadurecimento das gônadas sexuais.

Pergunta 5

1. Igualdade significa a relação entre os indivíduos em virtude da qual todos são portadores dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com