TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula

Por:   •  19/6/2016  •  Resenha  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

Educação das relações étnico-raciais no Brasil: trabalhando com histórias e culturas africanas e afro-brasileiras nas salas de aula

Fichamento:

História da África

A história da África é importante para todos, pois a dispersão dos africanos pela escravização levou sua cultura para diversas regiões do mundo dessa forma foi introduzido de forma obrigatória no conteúdo escolar do nosso país disciplinas que coloquem em pratica esse conhecimento histórico, sendo assim desde criança começamos a entender que os africanos fizeram parte do nosso passado e se fazem presentes até hoje, pois nós brasileiros somos descendentes dessa etnia.

História da África – alguns cuidados importantes

Há diversos cuidados fundamentais para o entendimento correto do aspecto cultural africano, não podemos idealizar que fizeram parte da história apenas como escravos, por traz desses escravos existia seres humanos excepcionais com ideais e personalidade própria, e por isso independente do racismo que ainda ocorre nos dias de hoje, devemos reconhecer a real importância de que possuem não rotula-los apenas como vítimas do homem branco. O folclore presente em nosso país foi construído por diversos envolvimentos com a cultura africana, outro aspecto a ser cuidadosamente trabalhado, pois as religiões entram em conflito muitas vezes por não entender e julgar de forma discriminativa os conhecimentos culturais populares da África.

Conhecendo a África

Além de África ser segundo maior continente populoso do planeta, sua diversidade tanto linguística quanto religiosa a tornam uma das partes mais fascinantes do mundo.

Temas da história da África para a sala de aula

Todos os temas abordados na parte V do livro mostraram-se eficientes, pois além do conhecimento as atividades despertarão o interesse do aluno, de forma que os mesmos além de aprender possam transmitir isso para outras pessoas.

Histórias do negro no Brasil

A importância da história da África na formação do Brasil

Conhecer a importância histórica da África ajuda na consciência social do povo brasileiro, tanto lá como do Brasil foram enfrentados e ainda são, problemas com discriminação, racismo, preconceito e pobreza.

A trajetória do movimento Negro Brasileiro

Mesmo com a conquista da história os negros brasileiros ainda enfrentam dificuldades, o governo tem dado apoio impondo leis às quais os “protegem” diante do preconceito e discriminação.

Além de colocar em posição fundamental o conhecimento da cultura africana, deve-se trabalhar também a importância do negro brasileiro, pois ele é descendente de diversas misturas de etnias, no entanto possui identidade própria, deve ser valorizado assim como sua história.

Relações étnico-raciais na história e no Brasil

Existe uma gravidade quanto à ideia de raça, essa por muitas vezes acaba gerando discriminação e introduzindo o racismo, mesmo nos mais jovens, pois muitas vezes pelo uso desse termo e com a má interpretação de diversos relatos na história, as pessoas subentendem que os brancos sendo os dominadores dos escravos na época da construção do Brasil possuem mais inteligência, capacidade ou até que são melhores que os negros, em relação aos negros tratam como se focem inferiores devido ao que foi submetido a eles no passado. Essa definição põe em pratica a ideia de racismo.

O ideal é que os professores sempre se atualizem em relação ao tema, transmitam aos alunos a ideia de que não existe raça negra somos todos humanos, esse termo foi apenas utilizado para definir a etnia.

PLANO DE ATIVIDADES

DATA: a definir

DURAÇÃO: 2 aulas

SÉRIE: 6º ano

1. TEMA

Definição de raça na ciência e racismo.

2. OBJETIVO GERAL

Apresentar a importância do conceito de raça para ciência e como o racismo pode ser evitado.

3. CONTEÚDO

Introdução ao conceito de raça e para que foi criado, texto referente ao racismo para início de discussão e música Racismo é Burrice.

3.1. CONTEÚDO DESCRITO

Etimologicamente, o conceito de raça veio do italiano razza, qie por sua vez veio do latim ratio, que significa sorte, categoria, espécie. N história das ciências naturais, o conceito de raça foi primeiramente usado na zoologia e na botânica para classificar as espécies animais e vegetais. Foi nesse sentido que o naturalista sueco, Carl Von Linné conhecido em português como Lineu(1707-1778), o uso para classificar as plantas em 24 raças ou classes, classificação hoje inteiramente abandonada.

Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas.

Racismo no Brasil é, no mínimo uma atitude de ignorância às próprias origens. Qual é o antepassado do “verdadeiro brasileiro”? Indígena (os primeiros povos a habitar a terra do “Pau Brasil”)? Os negros (que forama trazidos para trabalhar como escravos e, ainda, serviram de mercadoria para seus senhores)? Os portugueses (que detém o status de descobridores desta terra)? Porém, pode ser a miscigenação de todas as raças, como vemos hoje? Afinal de contas, franceses, japoneses, árabes e, ultimamente, peruanos, bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos vivem neste país que é hospitaleiro para com os estrangeiros e, por vezes, hostil com sua própria população.

Quantas pessoas mestiças nascidas no Brasil você conhece ou, pelo menos, já viu? Quantas vezes você ouviu alguém dizer que... “meu avô era africano, minha avó espanhola”, ou então... “meu pai é japonês e minha mãe árabe”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com