TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade

Relatório de pesquisa: Eletricidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

Relatório 01

Elementos constituintes suas funcionalidades e materiais que são utilizados

1- Dispositivo para Alívio de Pressão Os transformadores devem ser providos de um dispositivo de alívio de pressão previsto Para operação a pressão positiva, ser sem contatos e operar de maneira que o valor de sobre pressão não ultrapasse o valor máximo admissível, devendo retornar automaticamente a posição inicial, tornando estanque o interior do tanque.

2- Válvula de Drenagem do Óleo Para transformadores trifásicos de uso em cabinas, acima de 150 kVA, exclusive, deve ser colocada na parte inferior da parede do tanque. Todas as válvulas de drenagem do óleo devem ser providas de bujão.

3- Indicador do Nível de Líquido Isolante Nos transformadores trifásicos de uso em cabinas, acima de 150 kVA, exclusive, é necessário um indicador externo do nível do líquido isolante, sempre que possível instalado no lado de baixa tensão.

4- Indicador de Temperatura do Óleo: deve ser graduado de 0 º C a 120 º C e possuir dispositivo indicador de temperatura máxima com ponteiro de arraste e caixa estanque para uso ao tempo.

5- Comutador com acionamento externo: O comutador deve ser instalado lateralmente ao transformador, ao lado das buchas de baixa tensão e acima da placa de identificação. Deve possuir um sistema de travamento em qualquer posição.

6- Características elétricas do comutador:

• Corrente nominal: 40 A;

• Corrente mínima de curto-circuito por 2 segundos: 20 x I nominal;

• Tensão de operação e nível de isolamento: idênticas ao do transformador no qual está instalado.

7- Ferragens: As ferragens externas, quando imprescindíveis para fixação e apertos no tanque do transformador, devem ser zincadas por imersão a quente conforme NBR 6323.

8- Isolamento: Os enrolamentos de alta tensão deverão suportar ensaio de Tensão Suportável Nominal de Impulso Atmosférico Pleno (kVcrista) de 110 kV.

9- Buchas e Terminais: As buchas e terminais de alta tensão devem ser das classe de tensão 25,8 kV e corrente nominal 160 A.

10- Proteção da Superfície Interna do Tanque: A proteção da superfície do tanque contra corrosão será feita pela deposição de zinco durante o processo de imersão do tanque para galvanização completa.

11- Proteção da Superfície Externa do Tanque: A zincagem somente deve ser feita após concluída a fabricação, perfuração e marcação das peças. Antes da zincagem, todas as impurezas, tais como óleo, escorias de solda, etc., devem ser totalmente removidas de maneira a tornar as superfícies limpas e isentas de irregularidades que possam comprometer a qualidade de uma boa zincagem tipo de correntes que viabiliza a operação dos transformadores apresentar os conceitos.

um transformador e um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potencia elétrica de um circuito a outro transformando tensões correntes e ou de modificar os valores da impedância elétrica de um circuito elétrico trata se de um dispositivo de corrente alternada

Transformadores só funcionam em correntes alternadas. Não funciona em CC. o principio da conversão eletromagnética diz que há só uma variação do fluxo magnético na presença de uma variação de corrente elétrica. No transformador a corrente elétrica alternada no primário gera um fluxo magnético alternado no núcleo do transformador. A bobina do secundário que é a submetida a este campo magnético.

Retificador monofásico de onda completa

Vantagens na transmissão de energia elétrica pelo sistema trifásico

A maior parte da energia elétrica distribuída no mundo é feita sob a forma de sistemas trifásicos. Esse fato não é por acaso, pois o sistema trifásico realmente oferece significativas vantagens em relação ao monofásico,

• O sistema trifásico usa menor quantidade de cobre ou alumínio para entregar a mesma potência que um sistema monofásico equivalente;

• Geradores trifásicos são menores e mais leves que seus equivalentes monofásicos por usarem com maior eficiência seus enrolamentos. Isso se verifica inclusive nos automóveis, cujos alternadores produzem energia trifásica alternada, que é posteriormente transforma em continua, através de retificadores;

• Um motor trifásico é menor que seu correspondente monofásico de mesma potência;

• Motores trifásicos, devido ao campo girante produzido pelas três fases, partem sem a necessidade de dispositivos especiais. Já o campo pulsante dos motores monofásicos exige um enrolamento extra de partida;

• Motores trifásicos produzem um torque constante, o que não é possível nos motores monofásicos;

• Devido ao torque constante os motores trifásicos são menos sujeitos a vibrações;

• Retificadores trifásicos apresentam menos ondulação na tensão retificada (ripple) que os monofásicos;

• A potência total em um sistema trifásico nunca é nula. No sistema monofásico anula-se sempre que a tensão ou a corrente passam pelo zero (os motores monofásicos só continuam girando graças à inércia);

• A potência instantânea total, em um sistema trifásico equilibrado é constante, ou seja, não varia no tempo. Esta última propriedade é extremamente importante e surpreendente, residindo nela a superioridade do desempenho de muitos dispositivos trifásicos, e merece ser analisada em detalhe.

Sistema de geração de energia

Um sistema de geração de energia elétrica de baixo custo desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba pode em breve ser utilizado por consumidores residenciais. O Sistema teve o pedido de patente encaminhado pelo IFPB O sistema permite a geração de energia elétrica a partir de uma máquina primária rotativa, que pode ser uma máquina a diesel, turbina eólica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com