TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolanovismo

Por:   •  23/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

O escolanovismo é um movimento de renovação dos mais importantes na historia da educação. Este movimento  se opoe a pegadogia tradicional, que tinha uma idéia pedagogica focada no professor, este visto como detentor  do conhecimento, submetia o aluno à uma educação de memorização e de rigorosa disciplina. Já o escolanovismo, foi o clamor pelo novo, uma nova idéia de educação, suas caracteristicas centralizava o processo educativo do aluno e na livre criação do conhecimento, a partir das necessidades do aluno, ou seja, o aluno passa a ser um indivuo ativo. Defendia a educação igualitaria, estando disponivel para todas as pessoas, livre de influência religiosa, gratuita e obrigatória.

Os principais seguidores do escolanovismo são:

Fernando de Azevedo , que liderou o  Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), o documento apontava o maior problema do país, que era na educação e precisava de maior atenção.

Anisio Teixeira-  Um dos principais seguidores, visava o processo educacional como uma maneira de integrar o aluno a sociedade, respeiitando a liberdade e valorizando a resposabilidade do indviduo . Anisio também assinou o manifesto de 1932.

Manuel Bergstron Lourenço Filho-  Com Fernando de azevedo e Anisio Teixeira, Lourenço filho idealizou a Escola Nova,  que fendia educação e oportunidades para todos. Ele tambpem participou do Manifesto de 1932,  o documento deixava claro logo no inicio a improtancia da educação para o desenvolvimento do país: "...é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção, sem o preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à invenção e à iniciativa que são os fatores fundamentais do acréscimo de riqueza de uma sociedade."  Manifesto dos Pioneiros da Educação ocorrido no Brasil em 1932

Todas essas concepções pedagogicas resultaram em mudanças significativas, dentre elas, transforma a escola em um ambiente democratico formando  cidadão democrático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com