TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Meio

Ensaios: Estudo Do Meio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

PCN DE HISTÓRIA

COMO ENSINAR HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

OBJETIVO GERAL

Compreender a cidadania como participação social e política, assim como

exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia,

atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro

e exigindo para si o mesmo respeito;

Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

Questionar a realidade utilizando o pensamento lógico,a criatividade,a intuição,a capacidade de análise crítica...

Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais,materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

HISTÓRIA SAGRADA>pertence as coisas dívinas,à religião,aos rítos e ao culto,sacro e santo,digno de respeito e veneração.

HISTÓRIA PROFANA>que não pertence a religião,trata-se de um mundo no qual o profano,a mágia e a religião se confundem,contrário ao respeito as coisas sagradas.

O CONHECIMENTO HISTÓRICO:CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA SOCIAL

O estudo de história é baseado nas fontes históricas.O que pode ser uma fonte histórica?

FONTE HISTÓRICA>são documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.

O ensino de história também tem como objetivo estabelecer relações entre identidades individuais,sociais e coletivas.

A criança deve perceber que é um ser único e ao mesmo tempo em que faz parte de um grupo,seja da comunidade,da sua cidade,da sua comunidade etc...

OBJETIVO GERAL DE HISTÓRIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;

Conhecer e respeitar o modo de vida,e em suas manifestações culturais, econômicas,políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;

Utilizar métodos de pesquisa,produção de texto,conteúdo histórico,aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos,sonoros...

HISTÓRIA DO PRIMEIRO CICLO

O ensino e a aprendizagem da História estão voltados, inicialmente, para atividades em que

os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as

transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas.

No caso do primeiro ciclo, considerando-se que as crianças estão no início da alfabetização,

deve-se dar preferência aos trabalhos com fontes orais e iconográficas e,a partir delas, desenvolver trabalhos com a linguagem escrita.Que são as fontes documentais,fotografias, mapas, filmes, depoimentos, edificações, objetos de uso cotidiano,que é necessário

desenvolver trabalhos específicos de levantamento e organização de informações, leitura e formas de registros.

EIXO TEMÁTICO DO PRIMEIRO CICLO:HISTÓRIA LOCAL E DO COTIDIANO

Os conteúdos de História para o primeiro ciclo enfocam, preferencialmente, diferentes histórias pertencentes ao local em que o aluno convive, dimensionadas em diferentes tempos.

No primeiro ciclo os alunos iniciam seus estudos históricos no presente,mediante a identificação das diferenças e das semelhanças existentes entre eles e suas famílias e as pessoas que trabalham na escola.Com os dados a proposta é que desenvolva estudos do passado,identificando mudanças e permanências nas organizações familiares e educacionais.

HISTÓRIA DO SEGUNDO CICLO

No segundo ciclo permanecem as preocupações de ensino e aprendizagem anteriores, com a valorização dos conhecimentos dos alunos e a preocupação do professor intervir, com situações pedagógicas particulares para ampliar os conhecimentos históricos.

A particularidade do segundo ciclo reside no fato de os alunos dominarem melhor a linguagem escrita, possuírem experiências,trocas de informações e terem vivenciado momentos de questionamentos, comparações e trabalhos com ordenação temporal.

O objetivo é:levantar dados, coletar entrevistas, visitar locais públicos, incluindo os que mantêm acervos de informações,como bibliotecas e museus.

No início do primeiro ciclo, a preocupação de ensino e aprendizagem no segundo ciclo envolve um trabalho mais específico com leitura de obras com conteúdos históricos, como reportagens de jornais, mitos e lendas, textos de livros didáticos, documentários em vídeo,telejornais etc...

EIXO TEMÁTICO:HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULACIONAIS

Os conteúdos de História para o segundo ciclo enfocam as diferentes histórias que compõem as relações estabelecidas entre a coletividade local e outras coletividades de outros tempos e espaços,contemplando diálogos entre presente e passado e os espaços locais, nacionais e mundiais.

Prevalecem, como no primeiro ciclo, os estudos comparativos para a percepção das semelhanças e das diferenças, das permanências e das transformações das vivências humanas no tempo, em um mesmo espaço, acrescentando as caracterizações e distinções entre coletividades diferentes,pertencentes a outros espaços.

Nessa fase, é importante que os alunos dimensionem as relações sociais, econômicas, políticas e culturais que vivenciam, enriquecendo seu repertório histórico com informações de outras localidades para que possam compreender que seu espaço circundante estabelece diferentes relações locais, regionais, nacionais e mundiais.

A porposta é de que os estudos históricos possibilitem estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com