TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares

Exames: Estudos Disciplinares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 10

Pergunta 1

O campo de estudos de gênero consolidou-se no Brasil no final dos anos 1970, concomitantemente ao fortalecimento do movimento feminista no país. (FARAH, 2004). Quais principais avanços alcançados pelo movimento feminista?

a.

O empoderamento feminino, a licença-maternidade; o aleitamento materno no período do trabalho, as discussões frente à legalização do aborto, o planejamento familiar e a discussão, sobre a prevenção.

b.

A luta de classes, o direito de praticar o aborto, a divisão entre homens e mulheres da prevenção e o planejamento familiar.

c.

O direito da mulher de ficar sob o domínio do pai e, quando casada do marido, cuidar da família e dos afazeres domésticos.

d.

O empoderamento feminino, a licença-maternidade de 60 dias, o aleitamento na residência, o direito ao aborto, e o planejamento familiar, tarefa única e exclusiva da mulher.

e.

O empoderamento masculino, o direito de não aceitar que a mulher ocupe função não adequada ao seu sexo.

1 pontos  

Pergunta 2

(Adaptação UFBA/2012) A partir do trecho do texto de Joan Scott, analise as afirmativas e marque V (para as verdadeiras) e F (para as falsas).

 

“O gênero é um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças sexuais percebidas entre os sexos, e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder. [...] O gênero implica quatro elementos: primeiro, os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e com frequência contraditória) [...]. Em segundo lugar, os conceitos normativos que põem em evidência as interpretações do sentido dos símbolos [...]. [Em terceiro,] as instituições e a organização social, [e, por fim], o quarto aspecto do gênero é a identidade subjetiva.” (SCOTT, 1990, p. 14-15).

 

A análise do texto e os conhecimentos sobre os estudos acerca do gênero realizados por Joan Scott permitem afirmar:

( ) Na perspectiva de Scott, a construção de gênero é essencialmente um processo de representação social, um meio de decodificar o sentido do mundo, estabelecido, primordialmente, através da linguagem.

(  ) O conceito de gênero desenvolvido pela autora baseia-se na valorização das relações de poder – significando que gênero não é apenas o primeiro, mas o mais importante campo de significação do poder na sociedade.

(  ) Ao construir um modelo teórico para explicitar o modo de estruturação das relações de gênero na sociedade, essa autora acaba também por oferecer um modelo operativo que desvela não apenas o modus operandi das estruturas de dominação, mas também estratégias de enfrentamento com vistas a uma possível mudança desse contexto.

( ) Para Scott, gênero é uma das principais formas pelas quais o poder político tem sido concebido, legitimado e também criticado, porque, ao tomar como referência a oposição masculino-feminino, cria uma percepção de permanência, de fixidez e de oposição binária.

(  ) Quando evoca a importância dos símbolos e dos conceitos normativos, a autora sinaliza para a interconexão entre essas dimensões, pois, para ela, as representações simbólicas precisam ser compreendidas em suas modalidades e remetidas a seus contextos de produção, através de conceitos normativos, divulgados e impostos por meio das instituições.

a.

V – V – V – V – F

b.

F – V – V – V – V

c.

V – F – V – V – V

d.

V – V – V – F – F

e.

F – V – V – F – F

1 pontos  

Pergunta 3

Qual é o conceito de sexualidade e sexo, respectivamente?

a.

Sexualidade é apenas o erotismo e sexo é somente o relacionamento físico apenas para procriação.

b.

Sexualidade é erotismo e sexo tem o mesmo conceito de gênero.

c.

Sexualidade é a mesma coisa que sexo, são sinônimos.

d.

Sexualidade é a integralidade, é uma energia que não pode ser sentida e sexo é o gênero.

e.

Sexualidade forma a parte integral da personalidade de cada um, uma necessidade básica, um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos, e o sexo é a matriz biológica, que identifica uma pessoa como homem ou mulher, ou os processos fisiológicos e psicológicos que ocorrem no interior do indivíduo que determinam um relacionamento físico destinado à procriação e/ou prazer erótico.

1 pontos  

Pergunta 4

Entre as alternativas abaixo, quais, dentre elas, apontam as principais ações de Educação em Sexualidade nas escolas de educação básica brasileira?

a.

Lei 9.091/2013, a publicação dos PCNS Ensino Médio e metas da educação, a publicação de cadernos de Temas Universais para o Ensino Médio, principal marco para desenvolver ações no espaço escolar.

b.

Lei 11.705/2008, em 1998, a publicação dos cadernos de Temas Transversais dos PCN para o Ensino Fundamental e, em 2001, o lançamento do Plano Nacional de Educação – Lei 10.172/01.

c.

Lei 7.8531989, a publicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com