TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos.disciplinares

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno(s):

1) Adilson Oliveira Franscisco RA: 1430304

2) Rodrigo Corrêa RA: 1432201

POLOS:

1) Vila Ré

2) Anália Franco

2015

TG (Trabalho em Grupo) - Curso História - Professora Ana Lúcia Machado

A estátua a seguir é do poeta Carlos Drummond de Andrade (Copacabana/RJ). A imagem 1 tem apresentação original e a imagem 2 tem a alteração feita à época do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Faça uma leitura das duas imagens, verificando os dois planos do texto não verbal: conteúdo e expressão, sabendo que o plano do conteúdo relaciona-se com o fator cultural e o plano de expressão baseia-se em criação de categorias opostas.

RESPOSTA:

IMAGEM 1: É uma homenagem para o poeta Carlos Drummond de Andrade, onde a estátua sentada em um banco na orla da praia de Copacabana representa um Drummond como uma pessoa comum observando a paisagem do Rio de Janeiro em uma simples rotina diária de se sentar ao banco e descansar. Por outro lado as pessoas que passam e olham para a estátua no seu dia a dia, dependendo do seu conhecimento geral, vão se lembrar do poeta, e em quanto outras vão entender que é apenas uma representação de um homem comum sentado.  

IMAGEM 2: Como foi dito no enunciado, a camisa foi colocada  na estátua em razão do lançamento do livro “Quando é dia de futebol”. Por ser a mesma estátua ela vai chamar a atenção para quem conhece o poeta tanto em relação ao lançamento do livro ou até mesmo por ela ficar num cartão postal do Rio de Janeiro, que obviamente é um símbolo brasileiro assim como o autor. Para pessoas que não conhecem o poeta a estátua representa o Brasil do futebol na copa do mundo de 2014(ano de lançamento do livro).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com