TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da lingua portuguesa

Trabalho acadêmico: Evolução da lingua portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 5

A língua portuguesa, com o espanhol , o catalão, o francês, o provençal , o italiano, o rético e o sardo, constituem o grupo de línguas neolatinas ou românicas , derivado do latim vulgar ou popular . Sabe- se que o latim era uma língua corrente de Roma. Roma, destinada pela sorte e valor de suas bases, conquista, através de seus soldados, regiões imensas.

Com as conquistas vai o latim sendo levado a todos os rincões pelos soldados romanos, pelos colonos, pelos homens de negócios. As viagens favoreciam a difusão do latim .Primeiramente o latim se expande por toda a Itália, depois pela Córsega e Sardenha, pelas províncias do oeste do domínio colonial , pela Gália, pela Espanha, pelo norte e nordeste da Récia, pelo leste da Dácia. O latim se difundiu acarretando falares diversos de conformidade com as regiões e povoados, surgindo daí as línguas românticas ou novilatinas.

EVOLUÇÃO DA LINGUA PORTUGUESA

A formaç ão e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes do domínio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificações, dando origem a dialetos que se denominava romanço ( do latim romanice que significava, falar a maneira dos romanos).

Com várias invasões barbaras no século V, e a queda do Império Romano no Ocidente, surgiram vários destes dialetos, e numa evolução constituíram-se as línguas modernas conhecidas como: neolatinas. Na Península Ibérica, várias línguas se formaram, entre elas o catalão, o castelhano, o galego-português, deste último resultou a língua portuguesa.

q galego-português, era uma língua limitada a todo Ocidente da Península, correspondendo aos territórios da Galiza e de Portugal, Cronologicamente limitado entre os séculos XII e XIV, coincidindo ocom o período da Reconquista. Na entrada do século XIV, percebe-se maior influência dos falares do sul, notadamente na região de Lisboa; aumentando assim as diferenç as entre o galego e o português.

q galego apareceu durante o século XII e XV, aparecendo tanto em documentos oficiais da região de Galiza como em obras poéticas. Apartir do século XVI, com o domínio de Castela, introduz-se o castelhano como língua oficial, e o galego tem sua importância relegada a plano secundário.

Já o português, desde a consolidação da autonomia política e, mais tarde, com a dilatação do império luso, consagra-se como língua oficial. Da evolução da língua portuguesa destaca-se alguns períodos: fase proto-histórica, do Português arcaico e do Português moderno.

GEOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O atual quadro das regiões de língua portuguesa se deve as expansões territorial lusitana ocorrida no século XV a XVI. Assim que o língua portuguesa partiu do ocidente lusitano , entrou por todos os continentes: Amé rica (com o Brasil), África (Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moç ambique, República Democrática de São Tomé e Príncipe), Ásia (Macau, Goa, Damã o, Diu), e Oceania (Timor), além das ilhas atlânticas próximas da costa africana ( Aç ores e Madeira), que fazem parte do estado português.

Em alguns países o português é a língua oficial (República Democrática de São Tomé e Príncipe, o Brasil, Angola, Moç ambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde), e apesar de incorporações de vocábulos nativos de modificaç ões de pronúncia, mantêm uma unidade com o português de Portugal.

Em outros locais, surgiram dialetos originá rios do português. E também regiões em que essa língua é falada apenas por uma peguena parte da populaç ão, como em Hong Kong e Sri Lanka.

FASES HISTÓRICAS DO PORTUGUÊS

• Fase proto-histórica

Anterior ao século XII, com textos escritos em latim bárbaro (modalidade do latim usado apenas em documentos e por isso também chamado de latim tabaliônico ou dos tabeliões).

• Fase do português arcaico

Do século XII ao século XV I, corresponde dois períodos:

a) do século XII ao século XIV, com textos em galego-português;

b) do século XIV ao século XV I, com a separação do galego e o português.

• Fase do português moderno

A partir do século XV I, quando a língua portuguesa se uniformiza e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com