TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAS E REGIMES DE GOVERNO

Tese: FORMAS E REGIMES DE GOVERNO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 2

FORMAS E REGIMES DE GOVERNO:

ARISTOCRACIA

É o governo dos melhores homens da república, selecionados pelo consenso dos seus cidadãos e que governa a cidade pensando no benefício de toda a coletividade. A palavra aristocracia, é de origem grega, pode ser vista tanto como uma forma de governo ou uma classe social. Na primeira opção, teve em Platão seu teórico por excelência, na segunda, é empregada pelos historiadores para identificar os grupos que, nas diferentes sociedades, apresentam características semelhantes às da antiga aristocracia grega.

MONARQUIA

É o governo de um único homem ou rei, ou seja, o monarca é quem detém a autoridade suprema e permanente. É a forma de governo em que o chefe de estado é um soberano hereditário, geralmente membro de uma casa real. Opõe-se a República em que o chefe de estado é eleito.

REPÚBLICA

É uma forma de governo de longa tradição histórica, a República é o regime político em que o chefe de estado é eleito pelo povo de forma direta ou indireta, por meio de uma assembléia representativa, para cumprir um mandato por tempo previamente determinado. Ela pode ser parlamentarista, um sistema em que o poder esta voltado para o Parlamento, ou presidencialista, onde o chefe de estado detém a chefia de governo.

TIRANIA

É o regime político onde um só homem ascende ao poder por meios ilegais, violentos e ilegítimos e que governa pela intimidação, manipulação ou pela aberta repressão, infringindo constantemente as leis e a tradição, independentemente da aprovação dos governantes.

DEMAGOGIA

A demagogia é anárquica: na ânsia de querer agradar a todos, acaba por agradar somente aos maus, aos marginais, aos desordeiros, enquanto que os cidadãos de bem ficam acuados e indefesos. O populismo agrada à massa e prejudica o povo.

OLIGARQUIA

É o governo de um grupo economicamente poderoso e que tem objetivos egoístas, que regem os destinos da sociedade, procurando favorecer a facção que se encontra no poder em detrimento dos demais, geralmente se origina de grupos sociais hereditários, que se separam da sociedade seja pela situação econômica, religião ou laços familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com