TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristoteles O pensamento de Maquiavel sobre formas de governo

Resenha: Aristoteles O pensamento de Maquiavel sobre formas de governo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

R: Aristóteles analisou o tema dos regimes, que na sua aparência, gerava um valor, pressuposto na base social da cidade grega. As três modalidades politicas das cidades gregas eram monarquia, aristocracia e democracia. Segundo o número de detentores do poder soberano, era muito simples e fácil identificar os tipos de governo, porém a espécie de análise criava problemas comos três regimes, pois tais fossem para empregar uma expressão mais atual a política, de certa forma da sociedade. Montesquieu considerava democracia e aristocracia, pois Aristóteles classificava dois tipos distintos de modalidades, sendo eles de um mesmo regime chamado republicano que distinguia essa monarquia. Segundo Montesquieu, Aristóteles não conhecia a natureza da monarquia, que tal fato explicava o porquê da monarquia.

Caso Concreto 2: O pensamento de Maquiavel sobre as formas de Governo.

O pensamento de Maquiavel teve grande importância para o estudo do Estado, mormente no que diz respeito aos pressupostos sobre os quais funda as sociedades políticas, a saber, a teoria da divisão constitutiva do corpo político. A síntese destes pontos é encontrada no Discurso sobre as formas de governo de Florença, escrito entre 1520 e 1521. Nele, o Como constatamos no texto, também em Maquiavel encontramos a discussão sobre a melhor Forma de Governo a ser adotada pelo Estado. Quais os pontos que você considera de maior importância, no discurso de Maquiavel sobre o tema?

R: O pensamento de Maquiavel teve grande importância na forma de governar, que se resumia em Monarquia Absolutista, na qual o monarca não tinha limites de poder e não se submetia a qualquer outra coisa, não se obrigando a cumprir as leis, pois os fazia quebrá-las com suas meras justificativas. Pensava ainda que “antes ser temido do que amado”. Sendo ainda que foi o primeiro a pensar em formas contrarias a República, de oposição para Monarquia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com