TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento - BONDUKI, Nabil Georges. Origens Da Habitação Social No Brasil: A Produção Rentista De Habitação E O Autoritarismo Da Ordem Sanitária.  Editora Estação Liberdade, 3ª Edição. são Paulo, 2002.

Artigos Científicos: Fichamento - BONDUKI, Nabil Georges. Origens Da Habitação Social No Brasil: A Produção Rentista De Habitação E O Autoritarismo Da Ordem Sanitária.  Editora Estação Liberdade, 3ª Edição. são Paulo, 2002.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  2.409 Visualizações

Página 1 de 3

BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitação social no Brasil: A produção rentista de habitação e o autoritarismo da ordem sanitária.  Editora estação liberdade, 3ª edição. são paulo, 2002.

- Introdução

Mesmo as habitações da cidade de São Paulo sempre terem sido consideradas precárias, apenas em 1880 foi considerada um problema pelo poder, quando as atividades urbanas começam a florescer, causando aglomerações pela classe trabalhadora. Estas, se encontravam mal hospiedadas, em situções sub-humanas, que causava preocupação quanto a saúde pública.

Diante da aceleração do crescimento populacional, em 1886, o e o dinamismo no mercado de trabalho, as moradias tinham que ser de baixo custo.

Atividades urbanas,e a produção cafeeira ganharam forças, fazendo com que a cidade evoluisse em diversos aspectos, como: no comércio, no setor bancário, e a indústria, e crescimento do mercado, além disso, a instalação dos imigrantes. Os ricos fazendeiros investiam cada vez mais na construção de residencias nas cidades, o que originou o primeiro loteamento.

No periodo de 1886 - 1900, "São Paulo explode" (Rolnik 1981) provocando a primeira crise habitacional. Haviam indícios, de que a situação habitacional (falta de moradia) era uma barreira para um crescimento ainda maior.

A cidade crescia para todos os lados, a cidade que antes poderia ser percorrida a pé, nesta época passa a exigir transportes, pois as distâncias tornam-se grandes. Os chafarizes que antes abasteciam a cidade não eram suficientes, fato que aumentou os riscos de contaminação pela água, sem destino os esgotos da cidade tornam-se um grande problema para a saúde pública.

Este crescimeto desordenado, fez com que surgissem diversas necessidades urbanas, como: canalização de corrégos, asfalto das vias. Em 1870, tomam a decisão de quanto as melhorias, surge o abastecimetento de água e tratamento de esgotos por Companhias, e serviços de bondes. Porém, não eram capazes de acompanhar o crescimento da cidade. Um exemplo de deficiencia destes serviços, era o tempo gasto para locomoção a bonde, levando em conta o tempo de espera e imprevistos, o trajéto a pé seria mais rápido.

Com a cidade nesta situação o poder púbico tem dificuldades,em sanar estes problemas. O que preocupava eram as condições higiênicas, fato que já havia provocado epidemias que atingiam cidades brasileiras.

Esta situação passa a ser cuidada com prioridade pelo Estado, na Primeira República.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com