TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Sobre o texto: O Trabalho no Brasil

Por:   •  21/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

Fichamento Sobre o texto: O Trabalho no Brasil

A intenção da obra estudada era de informar sobre a evolução do trabalho no Brasil, desde seu descobrimento. Conta um pouco sobre fatos históricos como: a época do descobrimento de Brasil, ele sendo colônia de Portugal, a escravidão, chegada de imigrantes. Como se deu os primeiros contatos dos europeus com os indígenas e a atribuição de trabalho por parte deles. A tentativa de escravizar esses povos, posteriormente à chegada dos negros no nosso território, depois com o fim da escravidão a noção de acordo de trabalho, com os imigrantes. O fichamento esta composto por três tópicos que seguem:

1°Parte: Trabalhos indígenas

Com o descobrimento do Brasil, onde portugueses desembarcaram nas terras povoadas pelos indígenas deu-se inicio ao processo de colonização, mas se deu de uma forma violenta, onde segundo pesquisadores, menos de 10% da população indígena restou após esse processo. Conclui-se com isso, segundo o autor, que a característica do processo colonizador português foi de uma exploração predatória dos índios, como vemos a seguir:

“[...] o que ocorreu no território nacional a partir de 1500 foi um violento processo colonizador, que teve como grande característica a exploração predatória dos índios, bem como seu genocídio pelos mais diversos meios. A invasão portuguesa foi marcada pela exploração predatória, não só dos índios, mas também dos recursos naturais [...]”. (p. 131)

E ainda hoje os índios lutam por seus direitos em vários aspectos como reconhecimento, terra, cultura entre outros. Entre as características dos povos indígenas cabe ressaltar que eles não são um uma comunidade de cultura estática, visto que, ela foi se alterando com o passar dos tempos e com a ocorrência de uma serie de acontecimentos. Seu trabalho é inteiramente voltado para a própria subsistência, e existem diversificados meios de se conseguirem seus alimentos por meio da caça, da pesca, do cultivo através da agricultura. É importante ressaltar que muitos agrupamentos faz uso dos recursos naturais de maneira racional enquanto outros foram induzidos pelo capitalismo a se utilizarem por meio da exploração predatórios dos recursos onde vivem.

2° Parte: Trabalho e escravidão no Brasil

Quando se pensa em escravidão no Brasil, a escravidão dos negros tenha sido a mais marcante na lembrança de todos, porém tudo se iniciou com a escravidão indígena, mas foi algo que não demorou muito tempo. Pois depois eles resistiram bastante à condição imposta pelos portugueses, que depois optaram por outro meio de conseguir força de trabalho escravo, foi por meio dos africanos, onde as colônias portuguesas na áfrica serviam de experiência para a utilização desse meio. Porém os negros também criaram resistência que era desde o suicídio a formação de quilombos. Muitos apontam que os negros foram sujeitos passivos, mas para o autor, eles resistiram e isso foi um dos fatores cruciais para se derrubar a escravidão dos negros.

“Além da resistência negra, [...], outros fatores devem ser considerados para se explicar o declínio da exploração do trabalho escravo. Outro elemento de especial importância para explicar a ascensão do movimento abolicionista é a pressão promovida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com