TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filtro Solar

Artigo: Filtro Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Filtro Solar.

Os filtros solares ou protetores solares são substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

O que diferencia um filtro solar físico de um químico? Geralmente, as marcas de mercado trabalham com um misto de filtros químicos/físicos em sua formulação. Os filtros químicos são aqueles que absorvem a radiação do ambiente, mudam sua molécula e, depois, devolvem a radiação, em um comprimento de onda diferente ao mesmo ambiente. Trocando em miúdos, é como se o filtro químico absorvesse a radiação danosa e a devolvesse para o ambiente de forma não danosa. Porém, para isso acontecer, o filtro solar deve ser fotoestável, ou seja, sua molécula não pode ser danificada no ato dessa absorção. Somente assim, ele desempenha sua função com eficácia e, na Adelia Mendonça, temos essa preocupação, a de trabalhar com filtros químicos extremamente fotoestáveis.

Os filtros físicos, ao contrário dos químicos, não absorvem a radiação. Eles apenas funcionam como um escudo protetor, impedindo que os raios solares “toquem” a superfície da pele. Ou seja, funciona como um espelho, refletindo as tais radiações danosas. Para adultos e pessoas não alérgicas a filtros solares, a ação mista é ideal, pois promove um grau diferenciado de proteção, por mecanismos distintos. Quando já falamos em bebês, crianças e alérgicos a filtros químicos, a história é outra: a pele não “reconhece” o filtro solar como algo benéfico e pode desencadear erupções cutâneas ou outros tipos de reações, pois o sistema imunológico identifica a molécula como um invasor. Como o filtro solar físico não “interage” nesse meio (pois não absorve a radiação em contato com a pele, apenas a reflete), ele é a opção mais segura e eficaz para estes casos.

Devemos considerar que filtros físicos trabalham com superfícies espelhadas de reflexão, ou seja, não podem ser transparentes! Eles têm um efeito esbranquiçado, que é fundamental para garantir um bom nível de dispersão da luz que incide sobre a pele. Então, é normal ser um filtro mais leitoso e um pouco mais viscoso ao que estamos acostumados. No entanto, avanços tecnológicos permitem compor um filtro físico que não seja tão esbranquiçado como antigamente. O Stop Sun Kids, que é um filtro físico destinado ao uso infantil ou peles sensíveis, possui um combinado de dióxido de titânio atomizado e óxido de zinco micronizado, cuja composição, diminui o efeito esbranquiçado, ao passo que melhora a espalhabilidade do produto, além de possuir moléculas diminutas, o que garante um bom efeito da rede de reflexão. Estes são diferenciais Adelia Mendonça, somados ainda aos princípios ativos já citados, que compõe essa formulação.

O que é FPS?

FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

O que significa o valor do FPS

A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com