TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do mundo conteporâneo

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 6

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais São Gabriel

                             Alunos: Marcos vinicius de carvalho Alves

                                          Guilherme Rodrigues de Araújo Lima

                                          Paulo César de Oliveira

                                          Vinícius Guedes Guimarães Lima

Trabalho “Formação do mundo contemporâneo”

Prof.(a) Ester

                                                                 Belo horizonte

                                                                        2018

1:elabore uma síntese de um dos capitulos do livro (porque estudar historia? E relacione ao filme quanto vale ou é por quilo?

Assim como é descrito no capitulo 1 do livro porque estudar historia podemos fazer a comparação entre esse capitulo e o filmes atráves da escravidão, no capitulo a escravidão é descrito como uma estrutura dos trabalho e que marca ate hoje assim ele tambem cita o trabalho braçal  que grande parte dos pretos recebem salarios menores  que os brancos podemos relacionar esse fato citado no texto com o filme  porque o filme ele faz essa anlogia do comercio de escravos até mesmo no final do filme uma historia em que o individuo ele estava sem emprego e pressionado pela mae arrumou emprego caçando ali outros escravos foragidos até mesmo bem remunerado pelos brancos sendo que o negro caçava o proprio negro.Então dessa forma podemos correlacionar o texto com o filme.

2: Explique o conceito de historicidade tendo em vista: a importância desse conceito para a análise dos fenômenos jurídicos: É irrefutável a relevância da história para o jurista, pois o Direito é um fenômeno histórico, com um vasto passado enredados com outros fatos. As declarações de direito sem aludir as revoluções que foram grandes marcos históricos como por exemplo: revolução Francesa, ou mesmo a revolução Americana, também não se pode falar em direito do trabalho sem ao menos mencionar a revolução industrial, ainda mais em relação ao direito contemporâneo que foi fundamental para nosso direito que é o Direito Romano. A história mostra aos juristas os erros e acertos do passado e os efeitos das legislações antigas mostrando os caminhos que devem e os que não devem ser percorridos.

3: O método científico para a produção de conhecimento histórico obteve uma grande evolução, proporcionada por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), à partir do materialismo histórico dialético. Eric Hobsbawn (1917-2012), influente historiador do século XX, fora um grande influenciado pelo pensamento marxista, o que fez com que ele concluísse que a metodologia marxista foi um grande instrumento teórico para compreender a história.

Criado por Marx e Engels, o materialismo histórico é um enfoque teórico, metodológico e analítico, para entender a dinâmica e as transformações da história e sociedade. Enquanto pressuposto epistemológico, procura entender o que é atribuído à realidade e não ao pensamento. As investigações devem apoderar-se do objeto de estudo, entendê-lo e proporcionar historicidade, de modo que erros passados não se repitam.

A concepção materialista epistemica possui uma grande base no pensamento idealista da dialética hegeliana. Marx e Engels tiveram grande influência de Georg Hegel (1770-1831), importante filósofo do século XVIII e XIX, mas procuraram interpretar às suas ideias com um ponto de vista revolucionário de acordo com a dinâmica da realidade, e não com a metedologia estática hegeliana.

O idealismo dialético prega que os métodos de investigação histórica devam ser lineares e lógicos, guiados pela observância neutra de fenômenos históricos e sociais. A tese vai completamente na contramão da metodologia usada por Marx e Engels, e defendida por Hobsbawn, visto que a tarefa do historiador não é apenas contar o que ocorreu, mas sim explicar como e porque o mundo muda e proporcionar mudanças positivas.

É de extrema importância que fique bem claro o quanto o pensamento marxista, à respeito da história, foi importante para que a realização dos estudos possa proporcionar significativas mudanças na vida em sociedade e fique subentendido que o historiador possui um grande papel na memória de uma nação, de modo que o progresso social seja sempre alcançado.

Resposta 4 = A importância de estudar história é grande, porque assim se pode conhecer os hábitos e culturas antigas, bem como seus hábitos, línguas que falavam, meios de comunicação. Porém também se estuda história contemporânea, esta já pertence aos tempos atuais. Pode também estudar a história de arte, esta dedicada às artes , como a pintura arquitetura escultura e outros. Neste campo pode servir ainda para estudar arqueologia, e para o ensino como professor O filme O filme, “Quanto Vale ou É Por Quilo?”, começa como uma narrativa histórica clássica, em pleno Brasil Colônia. Na cena de abertura do filme, Bianchi nos remete a um episódio envolvendo uma negra forra, interpretada por Zezé Motta, e o rapto de seu escravo por um proprietário branco, encarnado por Antônio Abujamra. Decidida a fazer valer um direito seu que fora desrespeitado, a ex-escrava segue os Capitães-do-mato, munida dos papéis que lhe asseguram a posse de seu escravo, legalmente adquirido. O episódio se conclui com seu posterior julgamento e condenação por invasão de propriedade do senhor branco. A cena, congelada, dialoga com a linguagem da televisão moderna. A estrutura narrativa dessas cenas, graças à locução em off comentando o episódio e cortes rápidos, com espaço reduzido para a exploração dramática do personagem, lembra os documentários televisivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com