TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação

Casos: Fundamentos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a correlação entre os sistemas circulatório e respiratório?

2) Quais são as alterações sofridas pelo aparelho cardiorrespiratório durante uma atividade física?

Os principais órgãos do sistema cardiorrespiratório são o coração e os pulmões, eles trabalham interligados. O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigênio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário. O sistema circulatório é constituído por um órgão impulsionador - coração - e por vasos sanguíneos que transportam o sangue. Os vasos sanguíneos estão distribuídos de tal modo que, continuamente, levam o sangue do coração aos tecidos, voltando, em seguida, ao coração. Há três tipos de vasos - artérias e arteríolas - que levam o sangue para fora do coração; - capilares - que trocam materiais com os tecidos; - vênulas e veias - que trazem o sangue de volta ao coração.

A respiração é o conjunto das trocas gasosas que ocorrem entre o ar e o sangue (oxigênio por dióxido de carbono), ao nível dos pulmões. Esta dá-se porque as células necessitam de oxigênio para os processos de oxidação que nelas tem lugar. É através deste processo que as células conseguem a energia necessária para a manutenção da vida. O oxigênio é transportado pelas hemácias, que têm a propriedade de fixar o oxigênio, para próximo das células. Aí dá-se a troca gasosa ficando as células com oxigênio. O dióxido de carbono é transportado, pelo sangue, para os pulmões, local onde se dá nova troca gasosa, libertando-se, agora, o gás carbônico, e entrando, para a circulação sanguínea, o oxigênio. A ventilação pulmonar é assegurada por fenômenos mecânicos. Os movimentos de contração e expansão da caixa torácica provocam variações de pressão no interior dos pulmões, compensadas pela entrada de ar - inspiração - ou pela saída de ar - expiração. A inspiração é inteiramente ativa, muscular, devida, essencialmente, ao diafragma e aos outros músculos inspiratórios, cuja contração aumenta o volume da caixa torácica. Já a expiração, uma vez que é calma e passiva, é devida à elasticidade do tecido pulmonar e da parede torácica. O sistema respiratório é constituído pela cavidade nasal que filtra, aquece e umedece o ar; pela nasofaringe, por onde o ar passa para a garganta; pela glote; pela laringe onde se dá a produção de sons; pela traqueia, pelos brônquios; pelos bronquíolos e pelos alvéolos, que são sacos aéreos onde se realizam as trocas gasosas

Controlar bom funcionamento do sistema respiratório é evitar problemas muitas vezes gravíssimos para professores de Educação Física, alunos e atletas, uma vez que os seus principais órgãos; coração e pulmão trabalham interligados. Enviando sangue para todas as partes do corpo onde é necessário o sistema circulatório trabalha em conjunto com o respiratório, o que é de grande importância, para que sejam evitadas lesões, muitas vezes gravíssimas, provocadas pelo mau funcionamento desse sistema no corpo, como trombose, asma, varizes, arritmia cardíaca, o que é perigosíssimo, pois lesões cardíacas muitas vezes levam o atleta à morte.

O sistema cardiovascular inclui dois circuitos: . o pulmonar, que se inicia no ventrículo direito e impulsiona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com