TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Educação

Artigos Científicos: Fundamentos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Leia, atentamente, o fragmento a seguir, extraído do material didático Sociologia Geral:

[...] Com a consolidação do sistema capitalista, a escola passou a ser a tradutora das ideias educacionais necessárias à nova ordem social. A escola propôs-se a um duplo objetivo: preparar os indivíduos para a vida em sociedade e desenvolver suas aptidões pessoais. Para que essa finalidade fosse alcançada, no decorrer dos séculos 18 e 19, surgiu uma estrutura de ensino com muitas salas de aula, muito alunos, porcentagens de frequência, carteiras em fila, diplomas, provas e notas. A finalidade desse modo de organização era educar um número de indivíduos cada vez maior. Para isso também contribui a ideia da necessidade de educação pública, científica e obrigatória para todas as pessoas. Acontece que a dinâmica da organização capitalista da sociedade gerou contradições em seu processo de desenvolvimento. Enquanto poucos enriqueciam, a massa trabalhadora empobrecia. As fábricas, que representavam o desenvolvimento, pagavam baixos salários, forçavam a migração rural e provocavam desemprego. O avanço técnico, por sua vez, era portador de novas curas e, também, gerava a indústria armamentista. Essa evolução contraditória provocou períodos de desequilíbrios, conflitos e crises, associados tanto à economia, quanto à política (BASAGLIA, 2010, p. 67).

Considerando o contexto indicado no fragmento e com base na leitura da Unidade 4, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, e das Unidades 1 e 2, Sociologia da Educação, discuta, no Fórum, com seus colegas e tutor, sobre as seguintes questões:

Quais são os conteúdos das propostas pedagógicas capitalistas e marxistas?

Sobre todos os aspectos a finalidade era objetivar um meio social em que o Estado gerido por um Partido político que se encarregaria de distribuir de forma igualitária a riqueza gerada por todos, ou seja, abrangendo o movimento comunista. Relacionado ao trabalho o homem humanizava-se mais ao invés de alienar-se e a educação não seria dominada, mas seria ponto de partida para degenerar o capitalismo. Para Marx a proposta educativa formava-se por três aspectos; espiritual, físico e politécnico.

Quais características estariam presentes nos indivíduos formados por cada uma dessas propostas?

As propostas apresentadas formaram consequências interligadas, pois contribuíram para formar uma sociedade que oferecia ao homem oportunidades igualitárias, ou seja, construindo um equilíbrio entre as classes, pois através da educação oferecida a todos o meio social futuramente seria composto por pessoas com saberes, formalizadas, criando uma civilização mais limpa, menos sofrida e desenvolvida.

Referencia Bibliográfica

- Material de apoio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com