TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da História

Trabalho Universitário: Fundamentos Da História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O resumo exposto relata que Aristóteles ficou mais interessado a seguir a carreira na área da biologia e filosofia em virtude de já existir essa atividade em sua família, pois seu pai era médico. Assim como, o estado se compõe de uma comunidade de famílias, assim estas se compõe de muitos indivíduos, antes de tratar propriamente do estado será mister falar da família, que procede cronologicamente o estado como parte procedem o todo.

A partir da leitura e análise do artigo “Aristóteles: a máquina de pensar” produza um texto comentando a contribuição da Filosofia, da História e da Linguagem para as ações humanas nas sociedades atuais. No texto produzido o aluno deve também analisar as contribuições Aristotélicas para o mundo atual.

Aristóteles é considerado o maio pensador que o gênero humano produziu aproximadamente 2000 anos, quiçá em todo o tempo, pois mesmo com muitos enganos que o mesmo pregou, nenhum filosofo grego pesquisou, organizou, refletiu o conhecimento e escreveu sobre tanto assuntos desse mundo. Aristóteles, o formidável intelectual propagou por muitos pergaminhos que são comparados a uma enciclopédia, pois nela se trata de assuntos como: Biologia, Ética, Física, lógica, metafísica, política e Teologia, em síntese, a vida e suas explicações devidamente catalogadas, talvez Aristóteles valha menos pelo o muito que pensou do que pelo o modo com que pensou, pois o mesmo ensinava que a verdade era para ser buscada não por suposição, e sim através de fatos que a mesma retrata, e como o mesmo praticava o que pregava, ficou conhecido como fundador de uma atividade que marcaria o destino do homem - a ciência.

Astrônomo sem luneta, biólogo sem microscópio, Aristóteles escreveu refinadas tolices sobre corpos celeste e terrestre em meio à engenhosa concepção a respeito da natureza, das coisas, percebeu com grande sagacidade que nos seres vivos os traços comuns a um gênero procedem as características própria de uma espécie. Apesar de tudo isso racista, conservador e escravocrata, continuam ainda hoje a confrontar as ciências humanas, os conceitos que o mesmo utilizou para explicar o mundo, como gênero e espécie, forma e matéria substância e organismo causa e finalidade. Quando Aristóteles nasceu na cidade Estagira na Macedônia, vinte anos tinha passado desde o fim da guerra de Peloponeso, que após três décadas de desgraça, Esparta firmou-se finalmente sua hegemonia sobre Atenas, a qual um ano antes tinha alcançado o apogeu nas leis, nas artes e na cultura entre todas as sociedades da antiguidade.

Após a morte de seu pai, Aristóteles foi estudar na melhor escola da melhor cidade grega, a Academia de Atenas, somente um ano depois é que os dois foram apresentados e então nasceu uma grande amizade entre ambos, um convívio longo e uma ligação intelectual tão confusa, no que teve de convergências e divergências a ponto de se tornar um perene motivo de pesquisas e polêmicas entre os historiadores da Filosofia.

Aristóteles embora concordasse que o objeto do saber é a essência das coisas, sustentava que o mundo aparente era plenamente e estava no alcance da razão humana, porém Platão acreditava na existência da alma imortal, já Aristóteles também acreditava na alma, porém como parte do corpo, que morre com ele, Platão acreditava que não havia nem lugar para a família e nem para a propriedade privada, no entanto Aristóteles acreditava que ambos eram indispensáveis. Indiscutivelmente Platão tinha em mais alto grau de amizade Aristóteles a quem o chamava de “o leitor” pelo o entusiasmo que o mesmo estudava e pelo o prazer em colecionar textos, e a “mente”, pelo vigor em seu intelectual. Platão costumava dizer que a sua academia se compunha de duas partes: o corpo dos estudantes e o cérebro de Aristóteles.

Aristóteles era um homem bonito, de feições refinadas, porém consta no entanto, que o mesmo tinha olhos miúdos, pernas finas e ainda por cima falava baixo, porém vestia-se muito bem, com túnicas e sandálias da melhor qualidade e gostava de usar anéis, aos 37 anos casou-se não se sabe se era filha adotiva de Hérmias, não seria de admirar se Pítias tivesse 18 anos, pois na política o filósofo escreveria que a época para o homem casar é 37 anos e a mulher aos 18 anos, porém foi um casamento breve, pois a sua esposa faleceu ainda jovem, depois de lhe dar uma filha batizada com o nome de Mãe. Aos 50 anos Aristóteles voltou para Atenas, os doze anos seguintes seriam os mais fecundos de sua vida intelectual, homem de posse abriu uma escola, surgiu desse modo o Liceu, pois a mesma se localizava em uma edificação vizinha ao templo de Apolo Liciano, em um bosque próximo à cidade, havia um pátio coberto, por onde mestres e discípulos caminhavam entretidos em altas indagações, daí o nome de peripatética, pela a qual a escola se tornou conhecida. A escola Liceu ficou organizada, como um centro de pesquisas e elaboração teóricas nas mais diversas áreas de conhecimentos, mas sempre com ênfase na biologia e nas ciências naturais, como Aristóteles gostava de colecionar manuscritos, organizou uma biblioteca, talvez a primeira da história, onde ficava todos os materiais necessários a pesquisas, além dos espécimes animais e vegetais para estudar.

Lógica

A constituição do raciocínio

Nos primeiros séculos da era cristã, os escritos lógicos de Aristóteles foram reunidos sob a denominação de Órganom (pois a consideravam um instrumento da ciência) sim, Aristóteles a considerava um instrumento, uma introdução para a ciência e para o conhecimento e basea-se em um argumento, pois o raciocínio estruturado que supõe algum princípio colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária. O silogismo parte do universo para o particular, a introdução ao contrário parte do particular para o universo. Dessa forma se forem verdadeiras os premissas, a conclusão logicamente também o será.

Aristóteles desenvolve regras de conclusão do pensamento que se respeitadas jamais levariam de uma premissa verdadeira de falsas conclusões. Na razão aristotélicas, as linhas básicas são os silogismo, ou seja, pares de preposição que juntas levam a uma nova conclusão, se “todos os homens são mortais” e “todos os gregos são humanos” então “ todos os gregos são mortais”

Metafísica

Um Deus que é puro pensamento

O termo metafísico não é aristotélico, o que hoje chamamos de metafísica era chamado por Aristóteles de filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com