TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Documento De Teresópolis

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Documento De Teresópolis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  9.271 Visualizações

Página 1 de 5

Documento de Teresópolis

Metodologia do Serviço Social

II Seminário 10 a 17 de Janeiro de 1970

Introdução

O seminário de Teresópolis foi promovido pelo CBISS ( Centro Brasileiro de Cooperação e intercâmbio de Serviço Social) onde se reuniu 33 Assistentes Sociais.

O tema de maior importância foi a metodologia do Serviço Social baseado em várias teorias.

Foi desenvolvido no estudo de apenas três pontos:

1- Fundamentos da metodologia do Serviço Social.

2- Concepção cientifica da prática do Serviço Social.

3- Aplicação da metodologia do Serviço Social.

Foi elaborado um roteiro minucioso, mas foi refundido pelos profissionais, que optaram por uma dinâmica diferenciada para visualizara redação de um texto final com o coroamento do transformismo; nele o "MODERNO" triunfa sobre o "TRADICIONAL ".

Revelando o moderno como conseqüência da programática desenvolvimentista, esta cristalização lastrei se levando em consideração as formulações de Dantas.

Os três textos que constituíram a reflexão: Um deles, "Introdução as questões de metodologia.Teoria do diagnóstico e da intervenção em Serviço Social"de Costa.

O texto da autora Costa se contrapõe ao fora hegenômico em Araxá e se consolidaria em Teresópolis: Ela se recusa em remeter o Serviço Social à problemática de fundo da ciências sociais e ao questionamento da sua constituição histórica. Com seu procedimento analítico sempre apontado para as debilidades do acúmulo teórico no campo Serviço Social colocando em causa viabilidade da formulação atual de " teorias de intervenção " profissionais com a classificação teórica de categorias e conceitos para poder avançar rumo a reconstrução do Serviço Social.

Outro texto debatido; "Baseado na reformulação da metodologia do Serviço Social, de Soeiro. Para ele uma série de planitudes se conjuga com uma série de formulações equivocas ou mesmo erradas onde farpas polemicas desembocam em definições do gênero, o objetivo do Serviço Social é o processo de orientação social, o processo desenvolvido pelo homem a fim de obter soluções normais para dificuldades sociais na questão metodológica, Soeiro nada acrescenta.

Os dois textos acima não atende ao momento a temática do encontro. No ensaio de Dantas " a teoria metodológica do Serviço Social uma abordagem sistemática" atendeu rigorosamente ao tema central do seminário considerando a questão da metodologia de ação constitui a parte central e atual da teoria geral do Serviço Social e define que a pratica do Serviço Social adequado á problemática social brasileira depende da solução do seu problema metodológico .

"Para que a prática profissional se desenvolva e adquira um nível mínimo de cientificidade, sustentando que a teoria metodológica da prática profissional tem dois níveis de formulação o da teoria cientifica e o da teoria sistemática.

No método cientifico aplicado, este se constitui em duas categorias básicas de operações, diagnósticos e intervenção planejada, admitindo especificações da análise dos métodos tradicionais da prática do Serviço Social, á base de critérios de escalas, níveis e variáveis da intervenção profissional. Dantas tem à visão neopositivistas é percebida na sua concepção metodológica.

Dantas conserva a legitimação das práticas tradicionais, porem as ampliam inserindo práticas suscetíveis de serem comandadas pelas exigências do processo de modernização conservador.

Dando exemplo de suas disquisições sobre caso,como caso psicossocial e como caso socioeconômico e no grupo, propõe trabalho com a população. Ele confiou uma organicidade (teórica de fundo estrutural – funcionalista, sem prejuízo do seu celetismo; ideológica com a vez da modernização conservadora embasado inteiramente a angulações desenvolvimentista, onde o papel profissional se da pelo domínio tecnolucrátivo). A cristalização da perspectiva modernizadora não seria possível sem a contribuição de Dantas que embasou os resultados do encontro de Teresópolis.

O documento se compõe do relatório dos dois grupos de profissionais participantes que se concentram nos temas “concepção cientifica da pratica do Serviço Social “e “aplicação da metodologia do Serviço Social”.

O grupo A, se inspira em Lebret, construiu um quadro geral de sete níveis,a partir das necessidades básicas e necessidades sociais, para classificar em seguida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com