TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Metodológicos Da Alfabetização

Trabalho Universitário: Fundamentos Metodológicos Da Alfabetização. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.725 Palavras (11 Páginas)  •  1.189 Visualizações

Página 1 de 11

1-Quais as primeiras manifestações das escritas? E onde o homem as registrou?

Surgiu com o homem da pré história com a intenção de se comunicar, eles desenhavam símbolos em paredes de cavernas, pedras, rochas, para se expressarem e relatarem o seu dia a dia e seus sentimentos e a vida em sociedade.

2-Justifique a citação de Fiel (1983 p.90) “A escrita é um sistema convencional utilizado por homens com a finalidade de se comunicar entre si, registrar suas descobertas, sua historias, suas idéias e pensamentos”

Sem registro não há história, cultura, É através da escrita que a herança cultural se perpetua, a herança cultural passa a depender cada vez mais do desenvolvimento de uma escrita, dessa maneira o ser humano passa seu conhecimento de geração a geração.

3-Defina o que você entende por gesto e complemente caracterizando a evolução do grafismo.

É a arte de se comunicar através da expressão corporal, são também formas gráficas no ar utilizado para se comunicar.

As primeiras formas de grafismo foi por séries de traços, distantes uma das outras, grafados no osso e na pedra. A evolução do grafismo desde as formas mais primitivas até os sistemas alfabéticos teria passado por três grandes etapas: a primeira é a ideográfica, com sistemas de grafismos simples e abstratos que acompanhavam os recitados orais; a segunda é a pictográfica, com sistemas de figuras simbólicas com temáticas mitológicas que nos referem à atividade discursiva; a terceira é o grafismo linear, cujas origens se situam na confluência das duas anteriores. Portanto, o inicio da escrita surgiu da necessidade de registrar a contagem de objetos. Isso aconteceu com o sistema Sumero-Acadiano, o qual permitia denominar seres vivos e objetos.

O grafismo tornou para o homem instrumento de auto valor para expressar o pensamento com a mesma conotação na palavra e no gesto.

4-Segundo Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, quais são os dois grandes equívocos a respeito das concepções de alfabetização?

O primeiro é identificar a leitura como decifração de um texto e o segundo é identificar a escrita com a cópia de um modelo externo. Os dois equívocos estão relacionados com as idéias de que a escrita é uma simples transcrição gráfica da fala e não de uma forma especifica de linguagem.

5-Explique como se dá a gênese da escrita na criança.

A criança adquiriu a escrita inicialmente através do gesto e da fala, depois esta se tornam em rabisco que são o gesto e a fala fixados no papel, que são as fantasias ou coisas ou meio de se expresse REM ou se comunicarem com os outros. No inicio a representação gráfica não se distinguem, com a interação com o meio social, as formas gráficas vão se diferenciando pouco a pouco, algumas tomando formas mais figurativas desenho, outras imitando os traços mais objetivos da escrita.

1-Pesquise e faça um resumo sobre métodos de alfabetização.

O MÉTODO SINTÉTICO- parte se da parte para o todo, estabelece uma correspondência entre o som e a grafia, entre o oral e o escrito, através do aprendizado por letra por letra, ou sílaba por sílaba e palavra por palavra. Por este método, a aprendizagem é feita primeiro através de uma leitura mecânica do texto, através da decifração das palavras, vindo posteriormente a sua leitura com compreensão. Como este aprendizado é feito de forma mecânica, através da repetição, o método sintético é tido pelos críticos como mais cansativo e enfadonho para as crianças, pois é baseado apenas na repetição e é fora da realidade da criança, que não cria nada, apenas age sem autonomia. Neste método, as cartilhas são utilizadas para orientar os alunos e professores no aprendizado, apresentando um fonema e seu grafema correspondente por vez, evitando confusões auditivas e visuais.

Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico.

• Alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.

• Fônico, também conhecido como fonético, o aluno parte do som das letras, unindo o som da consoante com o som da vogal, pronunciando a sílaba formada.

• Silábico, o estudante aprende primeiro as sílabas para formar as palavras.

O MÉTODO ANALÍTICO, esse método parte-se do todo para as partes, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores. Por exemplo, a criança parte da frase para extrair as palavras e, depois, dividi-las em unidade mais simples, as sílabas.

Este método pode ser divido em palavração, setenciação e contos.

• Palavração. Primeiro, existe o contato com os vocábulos em uma seqüência que engloba todos os sons da língua e, depois da aquisição de certo número de palavras, inicia-se a formação das frases.

• Setenciação, a unidade inicial do aprendizado é a frase, que é depois dividida em palavras, de onde são extraídos os elementos mais simples: as sílabas.

• Conto, o método é composto por várias unidades de leitura que têm começo, meio e fim, sendo ligadas por frases com sentido para formar um enredo de interesse da criança.

2-O que você entende por ambiente alfabetizadora.

Que o ambiente alfabetizador aquele em que as crianças são expostas a situações de leitura e escrita no seu dia a dia pelo qual se tornam participativas.

3- Listem cinco ambientes alfabetizadores que você julga importantes para as crianças.

Casa, escola, teatro, biblioteca, igreja.

4-Leia o texto “Alfabetização – ler e escrever com e para as crianças, dentro e fora da escola, o melhor método” e liste as idéias principais.

• Pelos profissionais da educação foi substituída a palavra alfabetização devido a ligações com (métodos mecânicos) por: ensino aprendizagem da linguagem escrita e atualmente se fala em processo de letramento.

• O processo de letramento ocorre fora das escolas e mais sistematicamente dentro delas.

• A aprendizagem da leitura e da escrita será melhor em lugares em que as pessoas lêem e escrevem bastante, gostem de conhecer e criar histórias, escrever cartas, inventar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com