TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Teoricos E Metodologicos Do Serviço Social

Exames: Fundamentos Teoricos E Metodologicos Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 3

1. Aglutinação documental de informações: ao se trab em dada realidade social, é comum já existir sobre ela um acervo sistemático de informações. Estes informes técnicos são divididos em:

A) Informações gerais sobre a área: informes q direta ou indiretamente possibilitam uma identificação da area em termos físicos e sociais como o IBGE e podem-se buscar diversos informes como: Caracteristicas da area, aspectos demográficos, aspectos históricos, realidade econômica e relação de produção dominantes,erealidade política e organizações profissionais e informais existentes, realidade cultural e expressões fundamentais da cultura, etc.

B) Informes espec. da realidade comunitária: um dado setor saúde, educação, menor. São importantes pq ajudar a fazer reflexões e confrontos sobre tais questões elaborando propostas para supera-las. Relacionando com determinações históricas, relação e correlação.

C) Informes de programas e processos de trab comunitário: é importante pq conhece os trabalhos já realizados pq se retomma a aqueles de grande signicado pra população e neutraliza aqueles q possam bloquear o desenvolvimento desta. Nestesinformes deve – se identificar: os grupos e subgrupos nas ações desenvolvidas, obj propostos, resultados alcançados, modo de desenvolvimento das praticas trabalhadas, o modo de participação da população.

2. Documentação em DC: é um conj sistemático de registro sobre situações gerais ou contigencias especificas da comunidade e tem como objetivo a reconstução histórica das lutas em função dos interesses e preocupações presentes nas áreas de moradia, por dois ângulos:

A) Documentação eqto sistematização de informes gerais sobre a area: é constituída de registros q possam servir de confronto, demonstração ou explicitação sobre as situações da area. A forma de registro se da por dois caminhos: * organizando os assuntos por títulos específicos constituindo uma pasta p cada titulo colocando nela recortes pertinentes; *registrando-se abaixo de cada um os assuntos relacionados que vão sendo publicados e divulgadados.

B) Doc.especifica eqto registro do processo pedagógico em ação: doc especifica a ação pedagógica como caderno de campo ocorrências diárias ou periodicas, relatórios de reuniões e ocorrências especificas registro sistemático dos preparativos da ação pedagógica a ser desenvolvidas sendo o mais possível simplificados como identificação participantes previstos objetivo geral objetivo especifico, pauta ou programa de reunião, desenvolvimento observações ou conclusões e parecer profissional, identificação data, loca., relatórios periódicos.

3. Abordagem: chamar a atenção para o ato de achegar-se ou aproximar-se da população. Se tendando a uma forma de cooperação. Mostrando autoridade sem autoritarismo no que diz e no q faz, despertando interesse e curiosidade na população, deixando e levando elemntos de interesse, deixando e levando indagações e despertando interesse para novas ações conjuntas.

4. Observação:consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou acontecimento q ajude a explicar a compreensão da realidade do obj de trab e encontrar caminhos para se alcançar objetivos processo mental e técnico. Especificando, quantificando ee com objetividade.

5. Dialogo e entrevista:a pedagogia do dialogo tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com