TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Georges Herbert

Artigos Científicos: Georges Herbert. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 5

GEORGES HERBERT (1875-1957)

A vida e obra de Georges Hebert possuem uma relação que apresenta uma série de marcos. De 1895 a 1908 foi o período de observação. Na época em que foi Oficial da Marinha Francesa, teve a oportunidade de conhecer o mundo e mostrou-se muito interessado nas formas de vida e costumes dos povos primitivos ou selvagens, dos quais admirava a beleza, flexibilidade e a resistência de seus corpos.

Em 1905, ficou responsável pela direção do ensinamento dos exercícios físicos na Escola de Fuzileiros Navais de Lorient, que na época tinha 1.200 homens. Ele aplicou um programa de ensino que mais tarde foi conhecido "método natural".

No período entre 1913, Herbert apresentou ao público o seu "método natural", por ocasião do Congresso Internacional de Educação Física de Paris, que foi sucesso total e resultou na criação o Colégio de Atletas na cidade de Reims, do qual Hebert tornou-se diretor. Em 1914 com a colaboração Demeny, criou o anexo feminino, do qual nomeou chefe de monitoras a Sra. Morcan, que viria a ser sua esposa. No mesmo ano, foi aplicado o "método natural" nas escolas públicas das cidades de Reims e Cantal. Herbert foi ferido em Dixmede em ação de guerra e após sua recuperação foi designado para treinar os exércitos.

Entre 1918 e 1039 sua vida foi marcada pela destruição da Escola de Atletas, durante a guerra a cidade de Reims. Herbert passou a orientar a sua ação para a educação física de crianças e mulheres criando o complexo esportivo chamado "A palestra" em Deauville, onde também desenvolveu o "método natural". Criou também uma "Escola Náutica Feminina" a bordo do “Alcyon”.

Entre 1939 e 1954, período em que a Palestra de Deauville foi destruída e ocorreu o desaparecimento de seu centro de Circus Mollier em Paris, Hebert ainda continuou seu trabalho e em 1955 completou 80 anos de vida e o qüinquagésimo aniversário da sua obra.

Dirigiu e auxiliou a revista "L Education Physique", onde, por 50 anos, cada edição continha um artigo de sua autoria.

O MÉTODO NATURAL - MOTIVAÇÃO

O "Método Natural" é uma reação contra a artificialidade e espírito analítico de uma ginástica sueca da época “insuficientemente, mal compreendida e mal aplicada”. Nasceu com o movimento pedagógico no início do século XX: o sincretismo Claparède, globalismo de Decroly e a “teoria da forma", que eram uma reação contra as psicologias e pedagogias analíticas. Ambos os movimentos tem a inspiração comum das teorias de Rousseau.

A principal fonte de inspiração Herbert foi a observação dos costumes dos povos primitivos e seu impacto na formação física e resistência de seus integrantes, sem nenhum tipo de ginástica ou forma artificial de treino. Além disso, o próprio autor reconheceu a influência que Amorós Y Ondeano e George Demeny, pioneiros de seu trabalho, que buscavam as melhores maneiras de construir a educação física da juventude. Eles integravam um triplo ponto de vista: físico, viril e moral.

A obra de Amorós esta baseada na definição que a ginástica (termo usado na época para educação física) é a ciência fundamentada dos nossos movimentos, de suas relações com nossos sentidos, nossa inteligência e nossos sentimentos, nossos costumes e o desenvolvimento de todas as nossas faculdades. A ginástica compreende a prática de todos os exercícios que tendem a tornar o homem mais corajoso, inteligente, sensível, forte, diligente, mais “leve e mais ágil”, e que nos prepara para resistir a todas as interferências climáticas e as privações, para vencer todas as dificuldades, triunfando sobre todos os obstáculos. O bem-estar e bem comum são objetivos principais da ginástica, a prática de todas as virtudes sociais e de todos os sacrifícios, são seus meios; a e saúde, a extensão da vida, o melhoramento espécie humana, o aumento da força e da riqueza individual e pública, são os seus resultados positivos.

Demeny trouxe a idéia da extensão da progressividade e da gradação no esforço. Ele colocou o exercício ao alcance dos mais fracos, determinando as condições estéticas e de higiênicas do trabalho. Estudou os efeitos do exercício sobre o corpo e seus resultados, além de buscar o aperfeiçoamento através de características do movimento natural.

FINALIDADE

Herbert define o propósito de seu “Método Natural” da seguinte forma: a ação metódica, progressiva e contínua, desde a infância até a idade adulta, para garantir um desenvolvimento físico completo. Devemos acrescentar resistência orgânica, destacar as habilidades em todos os gêneros de exercício naturais indispensáveis, como andar, correr, saltar, equilibrar-se, lançar, levantar, defender, entre outros para executar tarefas funcionais e desenvolver o corpo. Isso vai além do físico, pois agrega valores morais como coragem e altruísmo. Hebert definiu a missão do educador através do lema “ser forte para ser útil”.

CARACTERÍSTICA

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com