TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getulio Vargas

Artigo: Getulio Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/1/2015  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas foi um ditador que permaneceu no governo durante 15 anos (1930-1945), a chamada “Era Vargas”. Este período foi um marco na história brasileira, devido às inúmeras mudanças realizadas por Getúlio no país, tanto sociais quanto econômicas. Como a consolidação das leis de proteção ao trabalhador, à criação do salário mínimo, férias e descanso semanal remunerado; ele publicou também o Código Penal e o Código de Processo Penal ambos em vigor até hoje. Getúlio era amado pelo povo e conhecido como “Pai dos Pobres”.

No entanto seu governo sempre foi polêmico e com uma oposição forte, que lutava pela democratização do país, a mesma ganhou força e pressionou o governo a implantar as eleições gerais no Brasil, em 1945; vencidas pelo candidato apoiado pelo governo, Eurico Gaspar Dutra. E assim chegou ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio.

Pois em 1951, Vargas voltou à presidência eleito pelo voto popular, e é exatamente parte desde período que o filme “Getúlio” retrata, o mesmo é um drama focado nos últimos 19 dias de vida de Getúlio, em agosto de 1954, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro.

O governo vivia um momento conturbado, pois algumas medidas polêmicas, tomadas pelo presidente eram consideradas nacionalistas, e desagradavam a elite brasileira. Como a criação de duas grandes estatais do setor energético (Petrobrás e Eletrobrás).

Um dos principais críticos do governo era Carlos Lacerda, então candidato pela União Democrática Nacional (UND), a uma vaga na Câmara Federal.

O declínio de Vargas começou quando Carlos Lacerda sofreu uma tentativa de homicídio, que culminou na morte do major da Aeronáutica, Rubens Vaz, que fazia a segurança do mesmo. Atingido só de raspão, Carlos Lacerda usou o ocorrido para fazer uma campanha agressiva, junto à opinião publica e as forças armadas, acusando Vargas de ser o mandante do atentado cometido por Gregório Fortunato, guarda pessoal do presidente, e exigindo a renúncia de Getúlio. Diante de tamanha pressão politica Vargas escolhe outra solução. Ele se suicida com um tiro no peito, na manhã do dia 24 de agosto de 1954 no Palácio do Catete. Getúlio deixou uma carta testamento com a seguinte frase: “Saio da vida para entrar na História”.

Depois de sua trágica morte, a população entrou em grande comoção. Vargas passou a ser considerado um herói nacional, seu corpo foi acompanhado até o aeroporto por milhares de pessoas, pelas ruas do Rio de Janeiro.

Com isso todo grupo oposicionista, políticos, jornais e instituições que eram contra o governo de Getúlio, passaram a ser repudiados pela opinião pública e não conseguiram consolidar o golpe de estado tão pretendido. Dessa maneira o então vice-presidente Café Filho, assumiu a vaga presidencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com