TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getulio Vargas

Exames: Getulio Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 1882, no Rio Grande do Sul (era Gaúcho). Ingressou na carreira militar, se formou em direito, foi Advogado, Promotor de Justiça, Deputado Estadual no Rio Grande do Sul por 03 (três) vezes, foi Deputado Federal e, em seguida, Governador do Rio Grande do Sul.

Em 1929 Getúlio se candidatou à Presidência do Brasil, com a indicação dos Mineiros, mas perdeu as eleições. Quem venceu foi Júlio Prestes, indicado pelos Paulistas. Mas houve suspeita de Fraude nessas eleições.

Até o ano de 1929 o Brasil era comandado pelo “Café com Leite”. Ou seja, cada vez era um que comandava o Brasil: Uma vez dos Paulistas (produtores de Café), outra vez dos Mineiros (leite).

Mas isso durou até os Paulistas lançarem Júlio Prestes para concorrer a Presidente, (quando era a vez dos Mineiros). Como os Paulistas furaram a fila, os Mineiros e Gaúchos se uniram e indicaram Getúlio Vargas para Presidente.

Quem venceu as eleições foi Júlio Prestes (com suspeita de fraude), e uma Revolta em 1930 colocou Getúlio Vargas como Presidente do Brasil.

Assim, aquela “República Velha” (da época dos Marechais e dos Poderosos), acabou. Getúlio Vargas foi Presidente da República durante 15 anos seguidos (1930 a 1945).

Esse período é marcado por três fases:

- De 1930 a 1934 existiu o “Governo Provisório”: Ou seja, os militares ocuparam cargos importantes no governo e atrasavam a criação da Lei Principal do país (a Constituição). Isso aumentou a fúria dos Paulistas causando a revolução de 1932, com o objetivo de acabar com esse “Governo Provisório” e fazer uma nova Constituição (novas leis).

- De 1934 a 1937 existiu o “Governo Constitucional”: Ou seja, em 1934 foi criada a nova Constituição e, no dia seguinte, Getúlio foi eleito Presidente pelas mesmas pessoas que fizeram essa constituição. O fim do governo seria em 1938, mas antes disso Getúlio aplicou um golpe.

- De 1937 a 1945 existiu o “Estado Novo”: O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.

O Manifesto dos Mineiros foi um documento de 1943 que marcou o início da oposição aberta ao Estado Novo, criticando abertamente o regime ditatorial daquele período. Assinado por 76 políticos, intelectuais e empresários de Minas Gerais, exigia a redemocratização e era passado, clandestinamente, de mão em mão.

No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto por um golpe militar, sendo conduzido ao exílio na sua cidade natal, São Borja. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, foram realizadas eleições livres para o parlamento e presidência, nas quais Getúlio seria eleito senador pela maior votação da época. Era o fim da Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

As principais propostas de Getúlio Vargas foram: A criação da Eletrobrás, fundamental para o desenvolvimento industrial e a criação da Petrobras para diminuir a importação do produto, que consumia grande parte das divisas nacionais.

Durante esses 15 anos (chamado de “Era Vargas”), o Brasil teve um crescimento nas indústrias e não precisava comprar produtos de fora.

Em compensação, os trabalhadores do mundo inteiro passavam por uma pobreza e desemprego. No Brasil, os trabalhadores se revoltavam e se manifestavam, mas Getúlio se colocou junto do Povo e era chamado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com