TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getúlio Dornelles Vargas

Tese: Getúlio Dornelles Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

Getúlio Dornelles Vargas (19/4/1882 - 24/8/1954) foi o Presidente do Brasil durante dois mandatos: 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

3) Faça uma breve descrição da situação social e política do País, antes da era Vargas.

Em 1929, o governo de Washington Luis presenciou a maior crise econômica mundial antes do governo Vargas. No Brasil ,ela derrubou a política de valorização do café que respondia parte das exportações brasileiras .um movimento de revolta armado ,ocorrido no Brasil em 1930,que tirou do poder, através de um golpe de estado, o presidente Washington Luis do governo republicano que teve efeitos catastróficos para a classe trabalhadora .A crise se expandiu para todo o sistema capitalista houve um grande aumento no desemprego em massa que produziu enormes filas de sopas conhecidas como marchas de fome em bairros operários .A crise causou muitos efeitos sociais como o desemprego total, a miséria e a rivalidade social.

4) E Quais mudanças políticas/econômicas e sociais no governo de 15 anos de Getulio Vargas?

A Era Vargas ( 1930 -1945) é o nome que atribuímos ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil, nos 15 anos que permaneceu no poder, Vargas fez no país mudanças sociais, econômicas e politicas. Esse período é considerado um marco na história brasileira, por conta dessas mudanças. A maior delas acontece com a constituição de 1937, que criou o "Estado Novo" getulista, tinha caráter centralizador e autoritário. Ela suprimiu a liberdade partidária, a independência entre os três poderes e o próprio federalismo existente no país, Vargas fechou o Congresso Nacional e criou o Tribunal de Segurança Nacional, considerado como um governo estabelecido por vias golpistas, o Estado Novo tinha a clara intenção de conter uma nova ameaça de golpe comunista no Brasil.

Uma nova constituição aumentou os poderes presidenciais, dando a Getúlio Vargas amplos poderes para intervir nos poderes Legislativo e Judiciário, permitindo que os governadores estaduais fossem indicados pelo presidente. A falta de um partido que fosse intermediário entre povo e Estado, a ausência de uma política eugênica, ou seja, melhoramento genético, e a falta de um discurso ultranacionalista foram os fatores que distanciariam o Estado Novo do fascismo italiano ou do nazismo alemão. No que se refere às suas principais medidas, o Estado Novo adotou o “Estado de Compromisso”, onde são criados mecanismos de controle e negociação política responsáveis pelo surgimento de uma ampla frente de apoio a Getúlio Vargas .O início da Era Vargas se deu quando Getúlio Vargas foi nomeado como presidente e obteve poderes praticamente ilimitados, dando a ele liberdade para mudanças profundas.

Sendo considerado como o ponto mais importante da política varguista, temos a relação entre o governo e as classes trabalhadoras. Tudo começou durante o Governo Provisório, ocorrido entre 1930 e 1934: ao assumir o Governo, Getúlio Vargas criou novos ministérios, como o Ministério do Trabalho, da Indústria, do Comércio, da Educação, da Saúde, além de nomear diversos interventores de Estado. Isso fez com que muitos estados perdessem sua autonomia para Getúlio Vargas. Com uma orientação populista, o governo preocupava-se em obter préstimos dos trabalhadores por meio de concessões e leis de amparo. Essas medidas desmobilizariam assim os movimentos sindicais da época. Nesse período, sindicatos tornaram-se espaço de divulgação da propaganda governista e seus líderes.

As ações paternalistas de Vargas, dirigidas às classes trabalhadoras, foram de fundamental importância para o crescimento da burguesia industrial da época. Ao conter o conflito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com