TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Canudos

Casos: Guerra Canudos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 3

A GUERRA DE CANUDOS

- Período: de novembro de 1896 a outubro de 1897.

- Local: interior do sertão da Bahia

A Guerra de Canudos ê tida como um dos principais conflitos que marcam o período entre a queda da monarquia e a instalação o regime republicano no Brasil. O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas.

Antônio Conselheiro era um líder deste povo defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil, liderava o movimento contra as diferenças e injustiças sociais. A situação da região nesta época era critica: fome, desemprego e baixíssimo rendimento das famílias deixavam muitos sem ter o que comer. Havia muita seca agricultura não prosperava e o gado morria. Falta de apoio político, os governantes não davam a mínima atenção para as populações carentes.

De um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, fanáticos religiosos) liderados poro Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal. Houve quatro confrontos onde os habitantes de Canudos venceram três contra as tropas do governo. Mas no quarto confronto foram vencidos por militares usando armas pesadas. Massacraram os habitantes do arraial de Canudos de forma brutal e até injusta. Crianças, mulheres e idosos foram mortos sem piedade. Antônio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.

A Guerra de canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região, lutaram por suas ideias, queriam melhores condições de vida e igualdade social para todos. Foram vencidos, mas fica na historia a marcar de um povo que lutou contra um governo que não era pra todos.

E ainda hoje continua não sendo um governo de todos com tantas desigualdades sociais, podemos dizer que há muito que fazer em relação à questão social, têm visto algumas manifestações por melhores condições, reinvindicações por saúde, moradias, salários, habitação e tantas outras coisas que não saem do papel, e o governo continua com o descaso em relação à classe trabalhadora, naquela época Canudos lutou ate o fim pelos suas ideias tentando vencer tantas desigualdade e hoje em dia mudanças está acontecendo a todo tempo, mas ainda a classe dos trabalhadores sofre. Colocar em praticas tudo o que nos e de direito requer muitas lutas para que não somente alguns se beneficiam o Brasil já mudou em alguns aspectos, mas ainda tem muito a fazer pelo seu povo.

Mudar o país, igualdade social a todos, talvez um sonho que um dia possa ser realidade, lutar por ideais, conflitos, manifestações, hoje temos voz, imagem internet, direito de votar e fazer valer esse voto, cobrar do governo o que nos e de direito a igualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com