TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra De Canudos

Artigo: Guerra De Canudos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 5

Guerra de Canudos

A Guerra de Canudos aconteceu porque a população de um vilarejo denominado Canudos vivia um uma situação precária, sem terra e obrigada a se submeter aos arroubos dos coronéis. O clima seco prejudicava muito a região, os deixando com falta de comida, matando os animais por falta de água. A cada ano, milhares de pessoas morriam de fome ou sede.

Isso tudo desencadeou uma rebelião conhecida como Guerra de Canudos, que foi liderada por Antônio Conselheiro, que se dizia ser um emissário de Deus que veio para abolir as desigualdades sociais e as perversidades da República. Ele propagava a salvação da alma e o povo tinha fé que seu messias os ajudariam a sair daquela sitação. Com isso, a igreja começou a perder seus fiéis para um falso religioso.

Em 1896, o vilarejo já contava com cerca de 20 mil pessoas que repartiam tudo entre si, então eles decidiram se resguardar e organizar milícias armadas, pois a qualquer momento a Igreja Católica e os coronéis poderiam atacar.

Houve três lutas em que os militares foram vencidos pelos seguidores de Antônio Conselheiro. Na quarta luta – que foi organizada pelo ministro de Guerra, Carlos Bittencourt onde recrutou cerca de 10 mil homens – promoveram o maior massacre do Brasil, onde muitos inocentes foram mortos de crianças até idosos, que apenas buscavam uma condição de vida melhor. O vilarejo de Canudos foi arrasada no dia 05 de outubro de 1897.

http://www.infoescola.com/historia/guerra-de-canudos/

Revolta da Vacina

No início do século XX, em 1904, o Rio de Janeiro, que era a capital do Brasil, estava crescendo desordenadamente. Causando o crescimento de favelas, falta de manutenção no saneamento básico, a coleta de lixo, etc. Por causa disso, as população começou a se adoentar, tendo cmo doenças o Tifo, Febre Amarela, Peste Bubônica, Varíola, etc

Preocupado com a população, o presidente Rodrigues Alves, colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. Colocou o médico e sanitarista Oswaldo Cruz para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, para melhorar as condições sanitárias da cidade.

A reforma incluía a demolição das favelas, expulsando seus moradores para as periferias, a criação das Birgadas Mata-Mosquitos, onde um grupo de funcionários do serviço sanitário invadiam as casas, matando qualquer inseto encontrado, e a Campanha da Vacina Obrigatória, que obrigava as pessoas a serem vacinadas de forma violenta se necessário.

Isso tudo causou revolta na população, que começou a fazer ataques à cidade, como destruir bondes, trens, lojas, etc.

A revolta popular aumentava ainda mais com a crise econômica, causando manifestações populares e conflitos pelas ruas do Rio de Janeiro, destruindo bondes, prédios, espalhando desordem pela cidade. E em 16 de novembroo de 1904, o presidente Rodrigues Alves revoga a lei da Vacinação Obrigatória, colocando o exército, a marinha e a policia para acabar com os tumultos, e aos poucos a cidade voltava a calma e a ordem.

http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-vacina/

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_da_vacina.htm

Guerra de contestado

A Guerra do Contestado, surgiu entre 1912 e 1916, quando uma área de cerca de mil metros foi doada pelo governo brasileiro à Southern Brazil Lumber & Colonization Company, que mais queria era tirar proveito da riqueza que existia na floresta nativa. Empregaram os imigrantesnos trabalho com a estrada de ferro e na exploração da madeira e retiraram os nativos a força, onde ocupavam uma terra ilegalmente, trabalhando pra que a terra fosse fértil.

Essa atitude revoltou os sertanejos, e colocaram os nativos contra o governo. Os sertanejos encontraram apoio nos monges, que eram figuras muito respeitadas por esse povo. Em 1912, José Maria, uma monge, une-se aos sertanejos e ignora qualquer ordem vinda de alguma autoridade da República Velha. José Maria era conhecido como uma alma boa que veio para restabelecer a saúde dos doentes e desprovidos.

José Maria passou a representar um perigo para a ordem e segurança da região aos olhos do governo. Sendo assim, ele e seus seguidores foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo federal. Em novembro de 1912 ocorreu a batalha de Irani, onde José Maria foi morte, e seus seguidores, inconformados com sua morte, partiram para o extremo, dando inicio a uma guerra civil. O governo federal que queria acabar definitivamente com essa guerra, usa todo seu poderio militar desde fuzis a aviões, nunca antes usados em uma ação bélica desta magnitude.

A Guerra do Contestado acabou com a capitulação dos revoltosos e muitas mortes, pois os mesmos resistiram bravamente antes de se dar por vencidos.

http://www.infoescola.com/historia/guerra-do-contestado/

http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/guerra-do-contestado/

Revolta de Juazeiro

A Revolta do Juazeiro aconteceu no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com