TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Do Contestado

Pesquisas Acadêmicas: Guerra Do Contestado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 3

A Guerra do Contestado ocorreu entre 1912 e 1916 nos estados de Paraná e Santa Catarina. Era uma área rica em erva-mate e madeira.

As terras entre o Paraná e Santa Catarina possuíam uma rica floresta e uma rica plantação de erva-mate, o que despertou o interesse de uma empresa americana chamada Brasil Railway, propriedade de Percival Farquhar que também era dono de uma empresa que exportava madeira, chamada Southern Brazil Lumber and Colonization Company. A princípio, o governo brasileiro havia disponibilizado a empresa Brasil Railway um pedaço de terra para que fosse construída uma estrada de ferro que ligasse o estado de São Paulo ao Rio Grande do Sul e para isso desapropriaram as pobres pessoas que ali viviam. Elas viviam legalmente nessas terras trabalhando no cultivo da terra para a sua fertilização, mas devido à declaração do governo em dizer que as terras não estavam sendo ocupadas, expulsaram os nativos. Trabalhadores de diversas partes do país atraíram-se a trabalhar nas obras da construção da ferrovia, entretanto, ao fim das obras, os migrantes encontraram-se sem emprego e sem nenhum tipo de apoio, o que deixou a situação econômica ainda mais precária. E, além disso, o proprietário da empresa tinha seu real interesse em exportar madeira para o seu país, Estados Unidos, prejudicando pequenos fazendeiros da região que extraiam madeira. As atitudes e consequências da vinda da empresa ao Brasil, que trouxe a expulsão dos posseiros, a falência dos pequenos fazendeiros e dos trabalhadores da ferrovia que terminaram desempregados, provocaram a revolta do Contestado contra o governo. Não obstante, o começo do conflito originou-se através do Messianismo. Os monges que viviam na região envolviam-se em questões políticas e juntaram-se aos sertanejos para revoltarem-se pregando a palavra de Deus.

José Maria de Santo Agostinho foi um monge que apareceu no ano de 1912, pelo qual teve grande importância e foi peça principal para o começo da revolta. Foi ele quem se uniu aos sertanejos iniciando o movimento messiânico na região pregando a palavra de Deus e se tornando um líder religioso. Ele criou diversos povoados que foram denominados de Contestado. José Maria era conhecido como um curandeiro de alma boa e ganhou seguidores ao criar uma fundação chamada de Quadrado Santo. Ele pregava à população tempos de prosperidade e atacava a ordem da Republica, com isso denominou a luta como Guerra Santa. No entanto, o movimento de José Maria preocupou o governo e os militares foram mandados a entrarem em confronto com os seus seguidores. Durante os dois primeiros anos de conflito, os militares foram derrotados, mas o líder José Maria foi morto. Os camponeses não desistiram de lutar após a morte de José Maria e tiveram outros lideres. Seu ultimo líder foi Deodato Manuel Ramos que foi condenado à prisão no fim do conflito.

A Guerra do Contestado foi apenas um dos conflitos que ocorreram no Brasil que nos mostram claramente o descaso do governo com a população mais pobre. É possível concluir que o interesse do governo era apenas no crescimento econômico, ignorando as necessidades da sociedade e impossibilitando um acordo pacifico ao reprimirem os povoados organizados que lutavam por melhores condições de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com