TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUERRA DO CONTESTADO

Por:   •  1/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

GUERRA DO CONTESTADO

Este mês comemora-se o centenário do início da guerra do contestado. A terceira maior REVOLUÇÃO camponesa da história mundial. Um conflito armado entre a população cabocla, forças do exército e seguranças de uma multinacional americana, numa região, no oeste, rica em madeira, disputada na justiça pelos estados do Paraná e Santa Catarina.

As terras contestadas serviam de passagens para os tropeiros que viajavam entre o Rio Grande do Sul e São Paulo, eram cobertas com vastos campos e florestas de araucária gigantescas. A população cabocla vivia longe de qualquer infraestrutura.

A Brasil W. Company, uma empresa americana, foi contratada para construir uma estrada de ferro ligando o sudeste ao sul do país. A construção da obra na região do contestado durou três anos.

Em troca da estrada de ferro, o governo brasileiro doou 15 km de cada lado da ferrovia para a empresa americana com o direito a cortar toda a madeira e vender as terras para colonos estrangeiros.

Um Monge, chamado Zé Maria, que andava pela região fazendo benzeduras, virou líder religioso. Ele pregava contra a invasão da empresa americana e por conta disso foi despedido.

Com um grupo de fiéis, fugiu para o município de Irani, na época do lado paranaense. O governo do Paraná considerou o fato como uma INVASÃO e mandou uma tropa para expulsar os sertanejos, mas os militares foram surpreendidos. O coronel da tropa paranaense João Gualberto foi morto.

O conflito com o exercito foi rápido, mas intenso. Durou cerca de meia hora e deixou 23 vitimas fatal, entre elas, o próprio Zé Maria. Após o combate, a empresa americana, intensificou a extração da madeira e a expulsão dos caboclos das terras, para isso, contratou um batalhão de mercenários e jagunços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com