TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Dos Canudos

Casos: Guerra Dos Canudos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

GUERRA DE CANUDOS

No dia 7 de novembro de 1896 se iniciou a Guerra de Canudos , confronto entre o Exército Brasileiro e os povo de canudos liderado por Antônio Conselheiro. O conflito ocorreu na então comunidade de Canudos, no interior da Bahia. Após a derrota de três expedições militares contra Canudos, a destruição total do arraial tornou-se prioridade para o governo brasileiro. O resultado da ofensiva foi a morte de até 20 mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares morreram. A guerra teve fim no dia 5 de outubro de 1897 com a destruição de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas da comunidade.

Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o século XVIII. Com a chegada de Antônio Conselheiro, em 1893, o local cresceu e, em poucos anos, contava com 25 mil habitantes. A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com a nova cidade independente e com a constante migração de pessoas para o local. Desta maneira, construiu-se uma imagem ruim de Antônio Conselheiro e uma guerra contra os habitantes da comunidade de Canudos acabou ganhando o apoio da opinião pública.

A escravidão havia acabado fazia pouco tempo no país e, pelas estradas e sertões, grupos de ex-escravos viviam por lá, excluídos do acesso à terra e sem oportunidade de emprego. Assim, como os caboclos sertanejos, essas pessoas acreditaram no discurso do peregrino Antônio Conselheiro, que surgia como alguém que poderia tirá-las da pobreza ou garantir-lhes a salvação eterna na outra vida.

Situação Do Nordeste Brasileiro

- Passavam fome por causa dos desemprego e baixíssimo rendimento das famílias deixavam muitos sem ter o que comer;, naquele momento a região do agreste ficava muitos meses e até anos sem receber chuvas isso dificultava a agricultura e matava o gado;, os governantes e políticos da região não davam a mínima atenção para as populações carentes e também era comum a existência de grupos armados que trabalhavam para latifundiários espalhavam violência pela região;, Grande parte da população pobre estava sem emprego em função da seca e da falta de oportunidades em outras áreas da economia;, Era comum a existência de beatos que arrebanhavam seguidores prometendo uma vida melhor.

No final do século XIX, a situação não era das melhores. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, gerou um grave problema social. Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. O conflito durou por quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.

Primeira Expedição

Aconteceu em outubro de 1896, ocorreu o episódio que dá início a Guerra de Canudos. Antônio Conselheiro havia pedido uma remessa de madeira, trazida de Juazeiro, para a construção de uma nova igreja, mas a madeira não foi entregue, apesar de ter sido paga. Surgem então rumores de que os fiéis de Antônio iriam buscar a madeira à força, o que leva as autoridades de Juazeiro a enviar um pedido de ajuda ao governo da Bahia, que manda um destacamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com