TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Mundial

Pesquisas Acadêmicas: Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

A Inglaterra se tornou o centro da hegemonia após a primeira Revolução Industrial, vários fatores a ajudaram a se tornar hegemonia como por exemplo, sua posição geográfica econômica, política entre outros aspectos

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)

A Inglaterra se tornou o centro da hegemonia após a primeira Revolução Industrial, vários fatores a ajudaram a se tornar hegemonia como por exemplo, sua posição geográfica econômica, política entre outros aspectos

Possui hegemonia aqueles que sofreram influências de áreas como economia e cultura, e poder militar. O século XIX foi amplamente marcado pelo movimento da Revolução Industrial, cuja força motora era a Inglaterra, que se tornou o centro da hegemonia após a primeira Revolução Industrial. A Inglaterra ocupa o lugar da Espanha e de Portugal e a “crise venezuelana” de 1902 marcou a passagem da hegemonia européia para a hegemonia norte americana. As ações americanas foram completamente diferentes das dos europeus, pois os ingleses não atribuíram um caráter moral ou ideológico para a dominação econômica. Rossevelt, com sua diplomacia pretendia proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina, o que gerou a diplomacia do Dólar, que prosseguiu com a administração de Rossevelt, que foi quem libertou Cuba e Filipinas do domínio espanhol e para manter a segurança nacional, os norte-americanos passaram a controlar a América Central. A política diplomática perdurou durante todo o século XX, expressando-se como uma intervenção militar.

Referências:

FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências, séculos XIII a XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Questão 2

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)

O projeto do milênio que foi instituído em 2002, pelo secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU) tem o objetivo de aplicar medidas de combate ao quadro atual de pobreza, fome e doenças opressivas, no qual grande parte da população mundial se encontra atualmente. O Plano Global, proposto pelo Projeto do milênio propõe soluções para que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio sejam alcançados até 2015. Os principais objetivos deste Plano são: erradicar a fome e pobreza no mundo; oferecer educação básica de qualidade para todos; diminuir os índices de mortalidade infantil; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; melhorias na saúde das gestantes; combater a AIDS, malária e outras doenças; melhorar a qualidade de vida e preservação da natureza; e criar parcerias globais para o desenvolvimento socioeconômico.

O projeto tem trabalhado em cima de países em desenvolvimento, e o Plano Global informará meios concretos para o avanço nos ODM e esboçará como os compromissos de ajuda dos países doadores podem auxiliar no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com