TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra civil espanhola

Por:   •  17/4/2017  •  Abstract  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

 A guerra civil espanhola

A guerra civil espanhola foi o acontecimento mais traumático antes da Segundo Guerra Mundial, ocorreu no ano de 1936 até 1939. Nela havia todos elementos militares e ideológicos daquela época.

A Espanha vivia mergulhada em sucessivas crises políticas e sociais. O governo monárquico era incapaz de resolver essas dificuldades. Em 1923, o general Primo de Rivera havia instalado uma ditadura de tipo fascista (preservando a monarquia), que caiu sob a pressão popular em 1930. No ano seguinte, em meio a profundas agitações, um movimento revolucionário derrubou a monarquia e proclamou a república. Se formou grupos para tomar o controle do governo. De um lado, liderados por Francisco Franco, tinha as forças do nacionalismo e do fascismo. Tiveram o apoio dos setores tradicionais da sociedade espanhola (Igreja, Exército e grandes proprietários rurais). Contam também com a ajuda militar da Alemanha nazista e da Itália fascista. E do outro lado a Frente Popular, com apoio dos sindicatos, partidos políticos de esquerda e defensores da democracia. Defendiam o Governo Republicano e tiveram o apoio externo da União Soviética.

Para a Direita espanhola tratava-se de livrar o país da influência comunista e restabelecer os valores da Espanha tradicional, autoritária e católica. Era preciso esmagar a república. E para esquerda precisava dar um basta ao avanço do fascismo.

No meio dessa luta pelo controle do governo espanhol, aconteceu uma grande tragédia. No dia 26 de abril de 1937, o povoado de Guernica foi completamente destruído, pelo bombardeio de aviões alemães da Legião Condor.

Com a vitória dos falangistas, as forças de Franco ocuparam toda a Espanha. Era o início do regime totalitário, que ficou conhecido como franquismo, isto é, a ditadura fascista do generalíssimo Franco, que durou até a sua morte, em 1975. O saldo da guerra foi cerca de 400 mil espanhóis mortos, destruição de prédios, igrejas e casas em várias cidades, destruição no campo com prejuízos para agricultura e pecuária, diminuição de cerca de 30% da renda dos espanhóis e forte crise econômica na Espanha, que perdurou por vários anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com