TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerras De Trincheiras

Trabalho Universitário: Guerras De Trincheiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

EXPLIQUE AS DIFERENÇAS ENTRE A FASE DA GUERRA DE MOVIMENTO E A FASE DE TRINCHEIRAS QUE MARCARAM O DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

Desde o fim do século XIX até 1914, as nações europeias fortaleceram-se, aumentando seu poderio bélico. Uma verdadeira corrida armamentista foi alimentando os países. Eles estavam em paz, mas ao mesmo tempo reforçando-se, armando-se para o grande conflito.

Com o assassinato de Francisco Sarajevo, herdeiro do trono Austro-Húngaro, nas Balcãs, por membros de uma organização Sérvia intitulada por “Mão Preta”, a Áustria declarou guerra há Sérvia. Graças ao mecanismo das alianças existentes, a Alemanha declarou guerra à Rússia e assim sucessivamente, acabando com o clima de “paz armada” na Europa e começando uma guerra que iria durar anos. Na manhã de 4 de Agosto de 1914 a cavalaria alemã invade a Bélgica para chegar a França. Quem comanda as tropas é o alemão Erich von Falkenhayn, pensasse que a sua marcha tinha cerca de seiscentos mil homens.

As aldeias belgas que se situavam perto da fronteira foram destruídas uma por uma, logo no primeiro dia da ofensiva. No dia seguinte as tropas estavam às portas da cidade de Liège. No início de Agosto, a bem ou a mal, os alemães estavam a três léguas de Paris. Aos poucos, a ideia de uma guerra rápida tinha desaparecido e assiste-se a uma guerra de movimentos: Os alemães começaram a luta com um ataque à Bélgica, neutra, marchando depois rumo a Paris. O plano francês era invadir Alsácia e Lorena e proteger a fronteira belga; os alemães atacaram Liège. Na batalha do Marne os alemães foram derrotados pelo general Joffre, obrigando-os a retroceder para Leste, depois de perderem milhares de soldados e armamentos. Essa batalha salvou momentaneamente a França. Mas os alemães, não podendo levar avante a investida inicial, firmaram-se no Nordeste da França, abrindo trincheiras, como o fizeram também os franceses, os ingleses e os belgas. Estas linhas são vales e abrigos cavados na terra que estavam protegidos por arames farpados e sacos de areia. E assim começa a Guerra das Trincheiras.

Alguns meses mais tarde estas trincheiras cobriam já uma área que ia do Mar do Norte até à fronteira Suíça. Como os alemães foram os primeiros a usar o sistema de trincheiras, puderam escolher os melhores locais para as fazerem, dando-lhes vantagem e obrigando os franceses e os ingleses a viverem em piores condições. Grande parte desta zona estava a menos de um metro acima do nível do mar, por isso, frequentemente, quando os soldados começavam a cavar, encontravam água que inundava ou enlameava as trincheiras, causando um problema constante para estes soldados.

As trincheiras eram abertas por força braçal, estando limitadas pelas condições do terreno. Tinham na sua maioria 2,30 metros de profundidade e 2 metros de largura. Nos parapeitos destas eram colocados sacos de areia para absorverem as balas e os estilhaços das bombas. Com esta profundidade não se conseguia espreitar, por isso, foram feitas uma espécie de elevações no interior.

Não eram construídas em linha reta, a maior parte era perpendicular, assim, se o inimigo conseguisse tomar uma parte da trincheira, estava sujeito ao fogo das trincheiras de apoio e das perpendiculares. Estavam protegidas pelo arame farpado e por postos de metralhadora. Cavavam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com