TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HERMAN HERTZBERGER

Trabalho Escolar: HERMAN HERTZBERGER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 6

1 - HERMAN HERTZBERGER

Herman Hertzberger nasceu em 6 de julho de 1932, em Amsterdã. Formou-se na Universidade de Tecnologia de Delft, em 1958, onde foi professor entre os anos de 1970 a 1999.

Foi o fundador do movimento estruturalista holandês da década de 1960. Ele acreditava que o papel do arquiteto não era fornecer uma solução completa, mas um espaço que seria preenchido pelos usuários. O seu edifício mais conhecido é a escola Montessori.

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Herman_Hertzberger

Nascido em 1932, Herman Hertzberger abriu sua própria firma de arquitetura em 1960, atualmente a Architectuurstudio HH localiza-se em Amsterdã. Um dos seus principais objetivos era desafiar a crença modernista do século 20, que dizia que "a forma segue a função", que a forma do edifício era definida pela sua finalidade. Segundo Hertzberger, a função principal de um edifício não é oferecer uma solução completa para o uso do espaço, mas deve servir como um quadro, que permite aos seus usuários interpretar e definir a forma como eles serão usados. Seus edifícios oferecem espaços flexíveis que incentivam as necessidades humanas de moradia e atividades soceiais.

FONTE: http://www.e-architect.co.uk/architects/herman-hertzberger

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 - EVOLUÇÃO

Etapas do projeto:

- Projeto Original (1960)

- Escola Primária (1968)

- Jardim de Infância (1970)

- Escola Primária II (1981)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 - ESCOLA MONTESSORI, DELFT - HOLANDA

Esta escola foi feita para atender, na medida do possível, as demandas específicas de um sistema de ensino não-tradicional, dentro de um quadro de normas bastante restrito envolvendo a contrução de escolas primárias no país.

3.1 - Espaçoes Internos

* Salas de Aula:

As salas de aula são concebidas como unidades autônomas, assemelhando-se à pequenos lares, já que estão situadas ao longo do hall da escola; A professora de cada sala decide, junto com as crianças, qual a aparência que a sala vai ter.

A arquitetura do edíficio estimula o sentido de responsabilidade das crianças, no que diz respeito aos deveres domésticos, que na escola passa a ser uma parte do programa diário dos alunos. Esse cuidado com seu próprio ambiente promove uma afinidade das crianças com o espaço à sua volta.

Cada sala de aula possui uma espécie de vitrine – a parede entre a sala e o hall, marcando essa transição – para o trabalho das crianças ser exibido para o resto da escola.

FONTE: http://hertzbergertca.blogspot.com.br/2009/10/montessori-school-delf.html

"Cada sala de aula é equipada de forma completa, comparando-se a uma casa em si. As salas abrem-se para um espaço central, o hall, como casas se abrem para rua."

* Tópicos:

- Unidades autônomas que podem ser considerados "pequenos lares";

- Situam-se ao longo do hall da escola;

- Cada sala tem sua própria aparência, sua própria identidade;

- As salas possuem um vestíbulo particular, onde os alunos deixam os seus casacos e objetos, para assistirem as aulas de forma mais confortávels.

- As crianças são ensinadas a manter sua sala limpa

"Dá-se muita ênfase ao cuidado com o ambiente, fortalecendo com isso a afinidade emocional das crianças com o espaço à sua volta."

- A sala tem o sentido de ser um "ninho seguro".

- Cada sala tem um uso específico, são dedicadas apenas ao ensino dos alunos.

- As salas possuem vitrines para expor os trabalhos desenvolvidos pela classe.

FONTE: HEZTZBERGEUR, Herman. Lições de arquitetura. São Paulo: Martis Fontes, 1999.

* A questão do desnível:

A idéia por trás da diferença de nível nas intalações, consiste em que o professor possa ver toda a classe, mesmo quando a mesma esteja dividida em atividades diferentes, ou seja, quando alguns alunos estão pintando na parte inferior e as outras desenvolvem uma atividade que requer mais concentração na parte superior. Outra vantagem desta disposição em níveis diferentes, é que os alunos desenvolvem atividades diferentes sem serem atrapalhados, e sem atrapalhar.

FONTE: http://www.montessoridelft.nl/introductie/rondleidinggebouw

"As salas de aula dessa escola apresentam diferenças de nível, o que possibilita que algumas crianças pintem ou modelem na parte de baixo enquanto outras executam trabalhos sem pertubações na parte de cima. O professor, de pé, pode supervisionar toda turma."

FONTE: http://hertzbergertca.blogspot.com.br/2009/10/montessori-school-delf.html

* Hall

O hall comunitário e as salas de aulas tem a mesma relação expressa entre as ruas e as casas. Devido a essa relação e à sua forma, o hall funciona como uma "sala de estar", e pode servir de modelo para o que pode ser feito em uma rua.

- Pódio:

No meio do saguão há um pódio de tijolos que assume diversas funções, as crianças utilizam pra sentar ou para guardar materiais. Essa plataforma pode ser ampliada em todas as direções com seções de madeira retiradas do interior do bloco, transformando-se em palco para as apresentações.

- Cavidade:

No saguão do jardim-de-infância há uma cavidade quadrada com blocos soltos, que podem ser retirados e servir como bancos, além disso pode ser utilizado para atividades lúdicas com as crianças.

FONTE: http://hertzbergertca.blogspot.com.br/2009/10/montessori-school-delf.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com