TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso herman

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

O Gerenciamento da cadeia de suprimentos garante a entrega de móveis para escritório.

Herman Miller, um grande produtor de móveis para escritório, transformou a experiência de compra de seus clientes. Historicamente, os clientes que compram móveis para escritório esperam semanas para receber seus pedidos – e confiam muito pouco que a data prometida para a instalação será cumprida. Para enfatizar seu compromisso com os clientes, as letras SQA foram adicionadas ao nome da empresa – Miller SQA – e significam Simples, Rápido e Barato (Simple, Quick and Affordable).

        Isso envolveu diversas iniciativas no gerenciamento da cadeia de suprimentos. Primeiro, estabeleceu-se um centro de distribuição perto da fábrica, onde são armazenados os estoques do fornecedor. Considerando que o produto armazenado ocupava 40% do espaço na área de produção, essa iniciativa triplicou a capacidade de montagem. Com o estoque armazenado em um local próximo, a confiabilidade da montagem aumentou e o tempo  gasto no processo diminuiu drasticamente.

        Segundo, foram adotados sistemas de informação para conectar os fornecedores ao sistema da SQA. A empresa usa uma ferramenta chamada SupplyNet, que usa a tecnologia da internet para abrir a tela da SQA para os fornecedores. Os fornecedores agora vêem exatamente a mesma informação que a SQA vê. Os fornecedores podem ver a demanda dos clientes, o estoque de segurança de materiais, as datas reais para atender, a demanda dos clientes e os níveis de estoque do fornecedor no centro de distribuição.

Terceiro, a SQA coordena entregas diretas em mercados selecionados. São estabelecidas datas específicas para entrega. São utilizados caminhões com sistema de rádio para transmissão de relatório de entregas e para localização do caminhão. Normalmente, o caminhão tem capacidade para entregar mais de um pedido e as entregas devem ser em seqüência. O impacto global foi aumentar a velocidade e a confiabilidade do ciclo desde o embarque até a entrega no cliente. Simplificando, as promessas feitas aos clientes são cumpridas.

        Algumas das principais medidas de desempenho que ilustram o sucesso da estratégia de suprimentos da SQA são:

  1. Média de 99,8% dos embarques são feitos dentro do prazo.
  2. O tempo médio entre o recebimento do pedido e o embarque é de cinco dias.
  3. Os revendedores classificam a
    SQA como líder no desempenho de serviços em seu segmento.

Questões:

  1. Pode-se dizer que a estratégia adotada pela SQA seja, de fato, suficiente para gerar diferencial competitivo sustentável?
  2. Identifique e Classifique as estratégias da SQA segundo os fatores de qualidade da cadeia de suprimentos (Qualidade, Custo, Entrega)
  3. Quais os prós e contras da adoção das estratégias da Cadeia de Suprimentos da SQA?
  4. Como você a valia o poder da SQA na cadeia de suprimentos? Quais as evidências que o levaram a essa conclusão?
  5. Você, como gerente de Marketing de uma empresa concorrente da SQA, que medidas tomaria diante dessa situação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com