TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA

Por:   •  9/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

1. ASPECTOS GERAIS (Analise Externa)

Titulo do livro: Ápis história 5°ano.
Ano: 2012.
Autores: José Willian Vesentini, Dora Martins, Marlene Pécora.
Editora: Editora Ática.
Volume: 1°Edição.
Local de Publicação: São Paulo.
Ano de publicação: 2012.
Formação e experiência dos autores do livro analisado: 
José Willian Vesentini: Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e pesquisador do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Ex-professor nas redes oficial e particular do Ensino Fundamental Médio.
Dora Martins: Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Licenciada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau e na rede particular de Ensino Médio. Ex-professora na rede oficial de Ensino Fundamental Médio.
Marlene Pécora: Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ex-diretora do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Ex-docente de Filosofia da Educação dos professores, diretores de escola e supervisores de ensino. Ex-professora na rede oficial de Ensino Fundamental e Médio.

2. ASPECTOS INTERNOS (Analise interna)

O livro é organizado em 16 capitulos, glossário em ordem alfabética, referências bibliográficas e uma parte extra com titulo de: Cem anos do Brasil , com um outro sumario dividido através de uma linha do tempo.
A linguagem utilizada é clara , pois ao folhear o livro de escola vai se observar que contém textos, fotos, ilustrações, mapas e outras imagens, onde todos se complementam.
Os conteúdos são pertinentes à área de conhecimentos da disciplina proporcionando a compreensão dos temas abordados.


3. PRODUÇÃO TEXTUAL

Cada capítulo possui imagens e textos que vão despertar a curiosidade da criança, sobre o tema a ser estudado. Há também perguntas para que o professor discuta com as crianças com a intenção de descobrir o que eles já sabem sobre o assunto. O livro tem como base a construção de saber pelo educador, desenvolvendo suas capacidades cognitivas, de suas habilidades e competências. Sendo esse o primeiro contato com a disciplina de história. A história local abordada no livro surge como uma categoria que leva a refletir sobre o espaço mais próximo no qual nos situamos e vivemos. O aluno começa a sua convivência com a história a partir de sua própria história de vida. Este material propicia também situações que levam o aluno a ouvir os colegas e expor seu pensamento por meio de argumentos persistentes.


No livro os autores falam pouco da cultura africana no capitulo que trata da escravidão e fala pouco também da cultura indígena apenas no capitula que fala da colonização.

4. ILUSTRÇÕES

Consideramos a quantidade de ilustrações adequadas, pois além de obterem a atenção da criança servem para problematizar os assuntos discutidos. São compostas por copia de fotos, pinturas, desenhos e caricaturas.

5. Atividades 


Cada capítulo esta dividido em blocos formados por uma série de atividades, compostas por textos para lerem sozinhos ou em grupo, entrevistas e pesquisas para fazer em classe ou em casa, dessa forma consideramos as atividades propostas adequadas ao ano que se destina, pois capacita o entendimento para a faixa etária destinada.
.
Sim, o livro oferece a oportunidade de uma reflexão a respeito dos temas abordados.




...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com