TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA

Por:   •  24/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SÃO GONÇALO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

LINHA DE PESQUISA: Políticas, Direitos e Desigualdades.

PROFESSOR ORIENTADOR: LUCIA VELLOSO MAURÍCIO

Programa Mais Educação -numa perspectiva analítica e funcional no Município de  Araruama  RJ

ÉRICA CRISTINA DA SILVA

Pré-projeto apresentado à Comissãode Seleção do  Curso de Mestrado

em Educação para candidatura  à vaga para turma de 2015-1.

RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO DE 2014

APRESENTAÇÃO

        

        Iniciei a faculdade de Letras no ano de 1994, na FAFIMA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé. Conclui o curso no de 1997.

            No ano seguinte, num contrato temporário, iniciei minhas atividades como professora  de Língua Portuguesa, no município de Araruama. Durante cinco anos trabalhei como professora contratada neste município. Exerci a função nas Redes Municipal (Colégio Municipal Professor Pedro Paulo de Bragança Pimentel),Estadual (Colégio Estadual Oscar Clark) e Privada (Colégio Cenecista São Vicente de Paulo – CNEC).

        Em 1998, matriculei-me no curso de Pós-Graduação lato-sensu, na mesma faculdade da graduação. Cursei Língua Portuguesa Contemporânea – Alternativa em Língua e Texto. Conclui em 1999.

Nos anos de 2002 e 2003 fui convocada para assumir vagas de concurso público, primeiro na Prefeitura Municipal de Cabo Frio e depois na Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, ambas como professora de Língua Portuguesa.

         Em 2004, fui convocada também para assumir a vaga de concurso público como professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Rio das Ostras. No entanto, nessa matrícula fiquei apenas por dois anos (2004 e 2005).

        No ano de 2006, fui convidada a fazer parte da equipe diretiva da Escola Municipal Professora Amélia Ferreira (Rede de Cabo Frio).

        Em 2007, ainda, a Rede Municipal de Cabo Frio ofereceu um curso de Formação Continuada em ‘ Gestão Escolar, Políticas Públicas e Cidadania’, do qual participei e  com excelente  aproveitamento.

           No ano seguinte, na escola na qual fazia parte da equipe diretiva, tive meu primeiro contato com o Programa Mais Educação, uma vez que foi neste ano que o Programa iniciou suas atividades.

           No decorrer dos anos de 2009 e 2010, na Rede Municipal de Cabo Frio, assumi a função de Coordenadora de Área de Códigos e Linguagens na Escola Agrícola Municipal Nilo Batista e, simultaneamente, como professora-dinamizadora de Sala de Leitura. No entanto, sem contato nenhum com o ‘Programa Mais Educação’.

           Na mesma época, na Rede Municipal de Armação dos Búzios, exerci a função de Coordenadora de área de Língua Portuguesa.

        Em 2011, diante de minha experiência,conduta e  práticas em sala de aula, fui convidada para exercer a função de Professora-formadora, no CEPEDE (Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Educação), em Armação dos Búzios.

        No ano de 2012em Cabo Frio, continuei desenvolvendo a função de professora-dinamizadora de Sala de Leitura da Escola Agrícola Nilo Batista e em Armação dos Búzios, assumi também essa função: professora-dinamizadora de Sala de Leitura na Escola Municipal Professora Ciléa Maria Barreto.

        Exerci, ainda em 2013, a função de ‘apoio técnico e operacional’ no DEGEPE – Departamento de Gestão Pedagógica – setor de Supervisão Escolar – Ensinos Fundamental e Médio.

        Atualmente, estou permutada para o município de Araruama, exercendo a função de professora de Língua Portuguesa para alunos do 8º ano do Colégio Municipal Pedro Paulo de Bragança Pimentel.

        Durante toda minha vida profissional, pude observar que em todas as instituições por onde passei, o ‘Programa Mais Educação’ (quando começou a valer) parecia um ‘setor’ à parte, dentro da própria unidade escolar. Por isso, nunca consegui entender muito bem o que era como funcionava e seus objetivos dentro da escola. Apenas via certa movimentação acerca do ‘Programa Mais Educação’, o que nada me dizia. Por não terem o devido conhecimento, os professores não veem o Programa como mais uma ferramenta, o que, possivelmente, enfraquece o real objetivo do  Programa “Mais  Educação” que é uma estratégia do governo federal para a educação integral em tempo integral na escola pública brasileira.

        Passei a buscar informações e ler a respeito do Programa, já que a escola em tempo integral é de meu interesse. Por isso, a escolha pelo mestrado em Educação e especificamente pelalinha de Políticas, Direitos e Desigualdades.

          Discutir e conhecer a estratégia de implementaçãodo governo federal para a educaçãoem tempo integral na escola pública, justifica meu interesse pela linha de pesquisa acima citada.

I INTRODUÇÃO

O governo federal tem como proposta a ampliação da jornada escolar, tendo no Programa Mais Educação uma estratégia para analisar a concepção de educação integral em tempo integral nas escolas públicas brasileiras.

Com base nisso, muitos projetos de tempo integral e jornada ampliada vêm sendo discutidos e ganhando amplitude na educação brasileira, com a intenção de atender a dispositivos legais que preconizam a ampliação da jornada escolar, já prevista nos artigos 34 e 87 da Lei 9.394/96.

No entanto, é facilmente perceptível que, grande parte da comunidade escolar não sabe ao certo o que é o Programa Mais Educação, qual é a sua funcionalidade, menos ainda para que e por que ele vem sendo desenvolvido nas escolas. Observa-se apenas que o Programa simplesmente ‘existe’ na unidade escolar, não sendo encarado como mais uma ferramenta pedagógica para auxiliar os docentes na construção do saber, como realmente deveria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (218.5 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com