TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA

Por:   •  21/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  6.146 Palavras (25 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 25

UNIDADE 1- PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

QUESTÕES OBRIGATÓRIAS PARA O DOSSIÊ:

1- Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus Três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais/

R: Pré-História é o período do surgimento dos primeiros traços da humanidade na Terra até o desenvolvimento da escrita e ela é dividida em três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

No período Paleolítico, o homem era nômade, ou seja ele não tinha moradia fixa, e seu sustento era tirado da caça, pesca e coleta de frutas, foi também nesse período que  passaram a lascar as pedras para usá-las Omo instrumento de trabalho, aprenderam com isso a confeccionar facas, pontas de lanças e flechas, também foi nesse período que começaram a produzir e a conservar o fogo.

Já no período Neolítico, o homem abandona a vida nômade e passa a ter com isso uma residência fixa, assim ouve a necessidade de domesticar alguns  animais, para começar a criar rebanhos de cabra, bois e  produzir e cultivar algumas plantas próximos as cavernas para que não tivessem que ir tão longe para procurar os alimentos, surgiu também nesse período a roda que também auxiliou o homem a produzir outros instrumentos para o trabalho e para o seu sustento e qualidade de vida.

A Idade dos Metais já se caracteriza a partir do momento da descoberta e o aprimoramento da técnica de fundição do metal, surgindo assim instrumentos de trabalho mais eficiente principalmente para a agricultura, como para caça e pesca, como as armas que além de auxiliar na caça era usada também nas guerras, para conquistar novas terras e escravos.

2- Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.

R: Os egípcios são um dos povos mais antigos da humanidade, eles se formaram e desenvolveram próximos ao rio Nilo, pois devido a enchente do rio nos meses de junho a setembro, a terra se tornava fértil nos demais períodos facilitando assim a agricultura sua principal fonte de economia, seguida de perto pelo comércio de mercadorias e do artesanato.

A sociedade egípcia era formada a partir de uma pirâmide onde no topo dessa ficava o faraó, que era considerado um Deus Vivo, depois vinham os sacerdotes, militares e escribas responsáveis pela escrita e a base da pirâmide os que mantinham essa  de pé através de pagamento de imposto eram os camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Na sociedade egípcia tinha também os escravos, que eram prisioneiros de guerra, onde trabalhavam bastante e não recebiam quase nada, somente comida e água.

A religião egípcia era politeísta, ou seja acreditavam em vários Deuses, e esses estavam ligados a emoções e a fenômenos da natureza e estes poderiam ter as mais diversas formas serem totalmente humanos ou meio animais e meio humanos. Outra característica da sociedade egípcia é que eles acreditavam na imortalidade da alma e na reencarnação, por isso mumificavam os mortos principalmente os faraós, pois acreditavam que esses precisariam de seus corpos na vida seguinte.

Devemos aos egípcios o surgimento da escrita, pois ela surgiu primeiramente através de desenhos e símbolos (hieróglifos), onde foi através desse que tivemos acesso a história fascinante desse povo.

Os egípcios também se destacaram no campo da ciência, da matemática e da medicina.

3- Qual era a proposta e os objetivos educativos dos atenienses e dos espartanos.

R: Na Grécia antiga duas cidades se destacaram que era Esparta e Atenas.

Esparta foi fundada pelos dórios, e tinha como característica a disciplina militar, o Estado controlava tudo, desde a formação das crianças, jovens e adultos, como também controlava as terras e propriedades dos cidadãos.

Em Esparta a criança ficava com a mãe até os 7 anos, depois ela pertencia ao Estado e ficava sob o domínio desse até os 60 anos, ate os 18 anos os meninos aprendiam a ler e escrever, e faziam vários exercícios físicos, pois Esparta não queria homens letrados e sim soldados, por isso dos 18 até os 30 anos os homens espartanos iriam para o exercito, depois dos 30 faziam parte da Assembléia, e se aos 60 anos podiam ser magistrados ou ocupar cargos públicos.

Já a educação das meninas espartanas era em parte semelhante aos dos meninos, pois elas também aprendiam ler e escrever e também faziam exercícios físicos, mas com a finalidade de se tornarem mães de soldados perfeitos.

Atenas foi fundada pelos jônios, e recebeu esse nome em sinal de homenagem a Deusa da sabedoria Atenas, o sistema de governo dos atenienses é a democracia.

Atenas era diferente de Esparta em diversos pontos, era considerado cidadão ateniense todos que nascessem na cidade e que os pais também fossem atenienses, estes tinham direitos a participar da vida democrática de Atenas.

Os estrangeiros, ou seja pessoas que vinham de fora ou que nasciam em Atenas mas não era filhos de atenienses deveriam pagar impostos e em caso de guerra lutarem por Atenas.

As escolas atenienses também eram diferentes de Esparta, elas eram particulares e não existia escola pública, os meninos ao completarem 7 anos e os pais tivessem condição de pagar uma escola eles começavam a freqüentar e eram acompanhados por um pedagogo, que era uma escravo responsável em conduzir a educação do menino, aos 18 anos os meninos prestavam serviços militares e aos 20 se tornavam cidadãos. Já as meninas atenienses não freqüentavam a escola, e elas não existiam para a sociedade política de Atenas.

4- Localize no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.

R: O surgimento de Roma se explica através do mito de Rômulo e Remo, dois irmãos gêmeos que foram jogados no rio Tibre e resgatados e amamentados por uma loba até serem encontrados por um casal de pastores, que terminou de criá-los.

A sociedade romana nos deixou várias heranças para a nossa cultura que são:

  • Família patriarcal;
  • Regime republicano;
  • Luta de classe;
  • Problemas sociais;
  • Doutrina cristã;
  • Artes;
  • Comércio de importação e exportação;

5- Compare a política romana do “Pão e Circo com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (264.1 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com