TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUCAÇÃO TERCEIRO MILENIO

Casos: HISTORIA DA EDUCAÇÃO TERCEIRO MILENIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  3.660 Palavras (15 Páginas)  •  1.193 Visualizações

Página 1 de 15

A EDUCAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO: ASPECTOS LÚDICOS

LINHARES

2012

ANABELLE LOUREIRO DE ARRUDA

ANGÉLICA MORAIS BARCELOS

CINTIAN SILVANA SENA

DANIELI RAVANI PEREIRA

FERNANDO BERMUDES BISPO

LO-RUAMA DE CASTRO PEDRONI

MARIA DA PENHA MOROZINI PILKER

MÔNICA DOS SANTOS GOMES

WANIA MEIRY DE NADAI

A EDUCAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO: ASPECTOS LÚDICOS

.

LINHARES

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .... 03

2 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO 04

3 LUDICIDADE 05

4 EDUCAÇÃO NO TERCEIRO MILÊNIO 08

5 CONCLUSÃO 12

6 REFERÊNCIAS..................................................................................................... 13

7 ANEXO.................................................................................................................. 15

1 INTRODUÇÃO

A história surge da necessidade de reconstruir o passado com a preservação da memória, mas com variações ao longo do tempo de acordo com a cultura, não permitindo assim um modelo de ser humano, levando em conta a prática social de cada um que se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.

Nesse trabalho vamos falar da História da Educação e Ludicidade em uma abordagem teórica, assim como a Educação no Terceiro Milênio e suas características lúdicas, levando em conta que as primeiras reflexões em torno da importância do lúdico na educação originam-se na antiguidade greco-romana, ligada à ideia de relaxamento, necessário às atividades que exigem esforço físico e intelectual. Dessa forma, questionamos qual seria a concepção pedagógica da ludicidade no contexto social do terceiro milênio?

Após os avanços metodológicos, o conceito do lúdico transforma-se constantemente e permanece atualmente como a principal ferramenta de trabalho na prática do educador, sendo que este aborda a ludicidade de maneiras variadas. Portanto, há necessidade de se pesquisar os modelos de aprendizagem neste aspecto permitindo avanços e melhorias na execução do professor.

O nosso objetivo será verificar os aspectos gerais das mudanças lúdicas designadas pela sociedade cujo embasamento principal fundamenta-se no terceiro milênio onde unir o ensino-aprendizagem-tecnologia é um desafio nessa evolução, jamais imaginada anteriormente.

Considerando o desejo de alcançar uma bagagem teórica, a metodologia dessa pesquisa será baseada exclusivamente em estudos e obras já publicadas. Buscaremos o melhor conteúdo e assunto que atenda ao tema proposto. Faremos uma apresentação em forma de amostra, usando aparelhos tecnológicos modernos, livros variados, jogos de tabuleiro e eletrônicos, para uma apresentação que será realizada na quadra da Faculdade Pitágoras de Linhares, com requisito de obtenção da nota parcial do segundo bimestre do primeiro período de Pedagogia.

2 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Estudamos História da Educação por muitos motivos importantes como cultivar um saudável ceticismo, diante de tanta novidade que apresentam problemas atuais, mas que nos permite crítica com ponto de vista ligado ao passado e assim compreender com lógica as identidades múltiplas pela qual se definem memórias e tradições referentes a locais, étnicas, culturais e religiosas, definindo os indivíduos como produtores de histórias no percurso pessoal e profissional do “quem fomos” e “como fomos” num retrato histórico que explica a necessária mudança para se ter uma história.

A história da educação permite-nos então compreender a evolução, os processos de mudança, as etapas, as acelerações, os afrouxamentos, e permite-nos fazer um balanço mais claro e, sobretudo mais inteligível da situação da educação atual. Dá-nos também, pelas comparações que vai permitir elementos de reflexão e de compreensão indispensáveis à cultura geral do educador (AMADO, 2007, p. 09).

Segundo Amado (2007) a história da educação abrange vários ramos que, evidentemente, se completam, mas que nem todos atingiram o mesmo nível de desenvolvimento. Há em primeiro lugar a história do pensamento pedagógico, das ideias em educação, das concepções gerais que ocorreram ao longo do tempo, sendo modificados pelos idealizadores e cultura da época, compreendendo os períodos:

• Grécia antiga: condicionalismos político-sociais; Dois modelos de educação; O fenômeno educativo da sofística; O magistério socrático; A teorização platônica da educação; A "Paidéia" helenística; A educação romana.

• Cristianismo; Novo ideal educativo e novas instituições de ensino; O período apostólico; O período patrístico; O período monástico; O período escolástico; A formação profissional nas corporações; A organização das Universidades medievais.

• Renascimento e Humanismo; A cultura humanista e a nova pedagogia; A pedagogia "ativa e funcional" de Montaigne; Rabelais e o confronto entre dois tipos de educação; Experimentalismo e humanismo pedagógico em Portugal.

• Reforma e Contra-Reforma; A Reforma Protestante e a educação: Lutero; A Contra-Reforma: a Companhia de Jesus; A criação da Universidade de Évora; A pedagogia comeniana.

• Do Iluminismo aos finais do século XIX; O Iluminismo; Rousseau; Pestalozzi e Froebel; O Iluminismo em Portugal; A obra do Marquês de Pombal; A Revolução Industrial e seus reflexos na educação.

• Reforma Educativa; As grandes linhas pedagógicas do mundo contemporâneo.

Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com