TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA EDUÇAÇÃO

Artigo: HISTORIA DA EDUÇAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

1- Quais são os papéis dos funcionários na construção e na operação da gestão democrática da educação? Como eles e elas devem tecer os fios do poder escolar, que precisa se afirmar no rumo da Proposta Pedagógica da Escola e do projeto político do sistema de ensino?

Deve-se trabalhar em conjunto, onde todos procuram colaborar para um bom andamento no cotidiano escolar. A direção, a equipe pedagógica e os professores e funcionários buscam estar em harmonia na solução de problemas. Procurando desempenhar seu papel de forma eficaz, colaborar de forma mútua e conjuntamente, para superar os imprevistos, caso aconteçam no dia-a-dia escolar. Procurando dialogar com pais e alunos, tanto na parte disciplinar como na aprendizagem, e acompanhar constantemente a evolução do discente, e aproximar, cada vez mais, os pais a se envolver nos acontecimentos que ocorrem na escola.

Os caminhos, buscados ou efetivados para democratização do ensino público, vêm sendo apontados com bastante ênfase, por educadores e ou sujeitos envolvidos com o trabalho pedagógico desenvolvido na escola. A democratização da gestão do sistema educativo amplia-se a gestão da escola, a qual prevê, entre outras ações, o envolvimento, a participação dos pais dos alunos, moradores e demais membros da comunidade local, como lideranças políticas, movimentos populares no processo de tomada de decisões, a partir do contexto escolar.

A escola passa a tomar suas decisões coletivamente, com toda a comunidade escolar envolvida neste processo de reestruturação, compromete-se a fazer um trabalho coletivo como uma equipe totalmente inteirada com os assuntos propostos pela escola, com o objetivo de resultados consistentes e, consequentemente, eficazes.

O mundo encontra-se na era da globalização da economia e da comunicação e, dentro disso, está inserida a escola, atuante onde encontra cada vez mais desafios a serem superados, deixando de lado a idéia de um poder centralizado somente na pessoa do gestor, e sim uma administração que envolva todas as pessoas que compõem essa estrutura, tanto direta como indiretamente.

Entende-se que, em uma gestão democrática, todos se envolvem no processo, uma melhoria constante, ou seja, assumir um compromisso na melhoria do estabelecimento, para solucionar problemas e auxiliar na tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com