TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DA PARAIBA

Seminário: HISTORIA DA PARAIBA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Seminário  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Demorou um certo tempo para que Portugal começasse a explorar economicamente o Brasil, uma vez que os interesses lusitanos estavam voltados para o comércio de especiarias nas Índias, e além disso, não havia nenhuma riqueza na costa brasileira que chamasse tanta atenção quanto o ouro, encontrado nas colônias espanholas, minério este que tornara uma nação muito poderosa na época.

Devido ao desinteresse lusitano, piratas e corsários começaram a extrair o pau-brasil, madeira muito encontrada no Brasil-colônia, e especial devido a extração de um pigmento, usado para tingir tecidos na Europa. Esses invasores eram em sua maioria franceses, e logo que chegaram no Brasil fizeram amizades com os índios, possibilitando entre eles uma relação comercial conhecida como "escambo", na qual o trabalho indígena era trocado por alguma manufatura sem valor.

Os portugueses, preocupados com o aumento do comércio dos invasores da colônia, passaram a enviar expedições para evitar o contrabando do pau-brasil, porém, ao chegar no Brasil essas expedições eram sempre repelidas pelos franceses apoiados pelos índios. Com o fracasso das expedições o rei de Portugal decidiu criar o sistema de capitanias hereditárias.

Com o objetivo de povoá-la, a colônia portuguesa foi dividida em 15 capitanias, para doze donatários. Entre elas destacamos a Capitania de Itamaracá, a qual se estendia do rio Santa Cruz até a Baía da Traição. Inicialmente essa capitania foi doada à Pedro Lopes de Souza, que não pôde assumir, vindo em seu lugar o administrador Francisco Braga, que devido a uma rivalidade com Duarte Coelho, deixou a capitania em falência, dando lugar a João Gonçalves, que realizou algumas benfeitorias na capitania como a fundação da Vila da Conceição e a construção de engenhos.

Após a morte de João Gonçalves, a capitania entrou em declínio, ficando a mercê de malfeitores e propiciando a continuidade do contrabando de madeira.

Com a tragédia de Tacunhaém*, em 1534 o rei de Portugal desmembrou Itamaracá, dando formação à Capitania do Rio Paraíba.

Existia uma grande preocupação por parte dos lusitanos em conquistar a capitania que atualmente é a Paraíba, pois havia a garantia do progresso da capitania pernambucana, a quebrada aliança entre Potiguaras e franceses, e ainda, estender sua colonização ao norte.

* Tragédia de Tacunhaém: Foi uma tragédia na qual índios mataram todos os moradores de um

1.1. Antecedentes da Conquista da Paraíba

1.2. A Conquista e Fundação da Paraíba 1.3. Primeiras Vilas da Paraíba na Época Colonial 2.1. Primeiros Capitães- Mores 2.2. As Ordens Religiosas da Capitania da PB e Seus Mosteiros 2.3. A População Indígena 3.1. Invasões Holandesas 3.2. Conquista para o interior da Paraíba 3.3. Análise política, econômica e social da capitânia nos séculos XVII e XVIII 4.1. Revoltas em que a PB participou 4.2. Governadores da PB após a revolução de 1930 4.3. Sítios Arqueológicos da PB DIVISÃO GEOPOLÍTICA

5.1.1 Localização da Paraíba 5.1.2 Limites 5.1.3 Microregiões 5.1.4 Relevo 5.1.5 Clima 5.1.6 Hidrografia 5.1.7 População PARAÍBA ATUAL 5.2.1 Aspectos políticos 5.2.2 Aspectos econômicos 5.2.3 Aspectos sociais 5.2.4 Aspectos religiosos 5.2.5 Aspectos culturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com