TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA EDUCAÇAO

Artigos Científicos: HISTORIA EDUCAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/7/2014  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 3

Como se sabe a criança desenvolve seu conhecimento através do contato com outras crianças e a partir das brincadeiras. Por isso é importante que o educador instigue a criança para que ela desenvolva essas práticas através da recreação.

A recreação pode contribuir fundamentalmente na formação motora, dando possiblidades para que a criança possa, através dela, expressar seus sentimentos livres espontâneos e naturais, desenvolvendo, não somente aspectos motores como cognitivo. (AWAD, pg. 28, 2012)

É importante que o educador saiba qual é a brincadeira lúdica especifica para cada fase da criança. Pois é necessário que a criança não pule fases, mas que adquira o conhecimento contínuo. Por isso é indispensável os aspectos cognitivos de cada criança, assim como a sensorial, sócio emocionais e a comunicação oral. Para Awad (2012) "a criança de zero a 2 anos passa pela fase de arrastar, engatinhar e andar, apresenta pouco equilíbrio, momento de descoberta acerca das pessoas, formas e objetos"

É indispensável nessa fase atividades lúdicas "como brincadeiras que façam manipular brinquedos de encaixar, puxar, abrir, fechar, reproduzir sons, móbiles coloridos e que se movimentam". (AWAD, 2012, pg. 29.)

Não se pode deixar de mencionar que o educador tem um papel indispensável nessas práticas.

É importante destacar que o animador sociocultural, recreador, monitor... atuam em sua maioria, nos dias e horários diferenciados das demais profissões. Enquanto a maior parte das profissões tem seus horários demarcados por padrões estabelecidos pelo estado...o profissional do lazer e recreação desenvolve atividades principalmente nos finais de semana e feriados. (AWAD, 2012, pg32).

O educador além de desenvolver as atividades deve "apresentar propostas adequadas que respeitem e estimulem as experiências das crianças" (AWAD, 2012).

Considerar a individualidade de cada criança, oferecer experiências sensoriais que levem a observar, concentrar explorar o ambiente que se encontra. Além de instigar a criança à situações de problemas para que a mesma tenha a possibilidade aguçar sua curiosidade.

Quando não há essa preocupação com o cuidado da criança é necessário que o Estado se preocupe com esses pequenos cidadãos através de políticas públicas. Pois com elas se pode modificar um pensamento uma prática, um ideal, buscando sempre o bem estar dos indivíduos.

Em toda sua fase da vida o ser humano está sempre em constante aprendizado no meio em que vive. Tem a capacidade de aprendizado desde seus primórdios. Por meio dessa busca pelo conhecimento a criança satisfaz seus interesses. Através das brincadeiras é algo que faz com que a criança descubra o mundo.

Surgiu nos últimos anos propostas muitos fundamentadas e inovadoras para atender as necessidades lúdicas das crianças. Para a faixa etária de 0 a 3 anos quase todas as propostas sugerem organizar a aula em diferentes áreas como os “cantinhos de leitura”. Até mesmo

Na educação de 0 a 3 anos, além da preparação de um ambiente e de propostas enriquecedoras, é preciso aproveitar cada momento: a menina que se aproxima para mostrar algo, o pequeno acidente que requer apoio e consolo, a curiosidade que suscita um novo objeto, a exploração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com