TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA GERAL

Monografias: HISTORIA GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

1) Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré – História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?

No período Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, os homens lascavam as pedras e usavam como instrumentos de trabalho, como na caça e na pesca, além de sua defesa contra os animais. Produziam facas, pontas de flechas, lanças e também confeccionavam suas vestimentas de pele com ajuda de agulha feita de ossos. Eram nômades e viviam em cavernas.

No período Neolítico, ou Idade da Pedra Polida, houve o descobrimento da agricultura e o homem acabou abandonando a sua vida como nômade, tornando – se sedentário. Aprendeu a domesticar os animais e a criação de rebanhos. Com a aceleração intelectual do homem, passou a evoluir suas técnicas, inventou a cerâmica, começou a tecer a lã os animais, aprendeu a usar a roda e a polir as pedras e os ossos dos animais. O homem começou a viver em sociedade e já mostrava indícios de religiosidade em seus cultos aos mortos.

No período da Idade dos Metais, o homem substituiu os objetos e ferramentas feitas com pedras e ossos e passou a manusear os metais, como o cobre e o bronze, que permitiu a produção de armas mais poderosas que serviam nas guerras pela conquista de outros grupos. Passou a desenvolver técnicas agrícolas e houve um crescimento da população (vida em comunidade).

2) Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.

A economia dos egípcios era baseada na agricultura, que era bem desenvolvida devido às cheias do rio Nilo, e a prática do comércio de mercadorias e o artesanato. A propriedade de terra pertencia ao Estado mas a posse era comunitária (sendo a base social formada por aldeões). Era uma sociedade hierárquica e o grupo social dominante arrecadava tributos e devido ao acúmulo desses, realizavam grandes obras públicas. A religião era politeísta e realizavam oferendas e festas em homenagem aos deuses. Acreditavam na imortalidade da alma, no juízo final e na reencarnação, por isso que mumificavam os copos, principalmente dos faraós, que eram como deuses. Usava – se muito a escrita (escribas) e principalmente o uso do papiro nesses registros. Se destacaram na área das ciências desenvolvendo conhecimentos matemáticos, na construção de pirâmides, e na área da medicina, no processo de mumificação dos corpos.

3) Qual era a proposta e os objetivos educativos dos atenienses e dos espartanos?

Os atenienses se preocupavam com a formação do intelecto (corpo e mente) e criar cidadãos politizados, conhecendo sobre a área da ciência, artes e filosofia. Suas escolas eram particulares, ofertadas aos meninos (a partir dos sete anos) cujo os pais podiam pagar e eram acompanhados pelos escravos, intitulados pedagogos (que conduziam à) e os ensinamentos eram transmitidos pelos filósofos. As meninas não tinham acesso a nenhum tipo de educação, ficavam em casa apenas tecendo, eram excluídas da vida política e social da cidade.

Já os espartanos, se preocupavam com a formação de bons soldados prontos para a guerra. Os meninos que completavam sete anos, eram isolados de sua família e passavam a receber treinamentos puxados com muito exercício físico além do sofrimento com castigos. Aprendiam a ler e a escrever. A educação das meninas era semelhante a dos meninos, só que em casa. Aprendiam a ler e a escrever e faziam muitos exercícios físicos para serem mães de soldados perfeitos.

4) Localize no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.

As principais heranças deixadas pelos romanos foram o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola; na política, a ideia de república; na religião, o catolicismo; as leis e a educação. Embora muitas dessas heranças foram “copiadas” dos gregos.

5) Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.

Com a migração dos desempregados da zona rural para a cidade, em busca de empregos e melhores condições de vida, gerou medo da parte do imperador, pois esses poderiam fazer revoltas a qualquer momento e, para evitar que isso acontecesse, criou a política do “Pão e Circo”. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios, onde eram distribuídos alimentos. Essa foi a forma que “calou” os romanos na época. Esse quadro não é diferente de hoje. O poder político sempre tem uma carta na manga para conter o povo e nos dias de hoje, principalmente no Brasil, as propostas de bolsas família, luz, gás... o uso da televisão, internet, mídia, acabam iludindo o povo e vem de uma forma sutil para enganar ou encobrir algum erro, fazendo com que não parem para refletir, criticar, muito menos reivindicar seus direitos.

HISTÓRIA MEDIEVAL

QUESTÕES:

1) Qual a relação entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com