TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA SERVIA

Trabalho Escolar: HISTORIA SERVIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  2.310 Visualizações

A História da Sérvia tem início no século I a.C., quando o território é incorporado à província romana da Mésia (ou Moesia, em latim). Invadida pelos eslavos no século VII, a Sérvia formou um império independente entre os séculos XIII e XIV, até ser subjugada pelos otomanos, dos quais só se libertaria em 1878.

No início do século X, o país lutava para reconstituir seu território na Grande Sérvia, um estado envolvendo toda a região balcânica. Como resultado das Guerras dos Bálcãs (1912-1913) anexou a Macedónia e o Kosovo. Durante a Primeira Guerra Mundial, teve uma atuação destacada, e passou a ser, a partir de 1918, um dos Estados integrantes do Reino da Jugoslávia (que se converteu em Républica Socialista após 1945). Em 2003 passou-se a denominar Sérvia e Montenegro. E em 2006, após uma votação para a independência de Montenegro, consumou-se enfim a dissolução formal da federação.

O atual território da Sérvia fez parte da província romana da Mésia a partir do ano 6 d.C. (apesar de a região da Mésia ter sido conquistada em 29 a.C.). No século VII, a região foi invadida pelos sérvios, povo eslavo vindo da Galícia (Europa Central). Vassalos do Império Romano do Oriente, os sérvios se diferenciaram dos croatas por sua conversão ao cristianismo bizantino por volta de 875 e pela adoção do alfabeto cirílico. A Igreja Ortodoxa Sérvia ganhou autonomia no século XIII, quando teve São Sava como seu arcebispo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com