TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA BRF BRASIL FOODS

Artigos Científicos: HISTÓRIA DA BRF BRASIL FOODS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 11

ANHAGUERA EDUCACIONAL S.A

CENTRO UNIVERSITARIO DE DOURADOS / MS

DISCIPLINA: TECNOLOGIA E FERRAMENTAS DE GESTÃO

PROFESSOR TUTOR: ALEXANDRE SANCHES MORENO

ACADEMICO: NERY ELPIDIO DA SILVA

RA: 3227010545

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SEMESTRE: 2°

DOURADOS MS

OUTUBRO DE 2012

Introdução

A proposta deste trabalho é falar sobre a importância da ferramenta de gestão o Balanced Scorecad- BSC e os Seis Sigma, eles são imprescindíveis para uma empresa que quer ser umas das melhores no mercado, as que não usam essas ferramentas não tem uma desenvoltura eficaz, cada vez mais a falta dessas ferramentas não aplicável, chega a falência, fechando as portas, e deixando muita gente sem emprego, por não saber planejar e organizar de forma adequada, o BSC é um mecanismo para implementação da estratégia e não para sua formulação, Seis Sigma define aspecto específico de identificação e avaliação de risco operacional, de melhoria de processo de qualidade. É exatamente o que o trabalho destacará a importância de se ter criado essas ferramentas. Mostrará também caso de sucesso e caso que tenha ocorrido alguma implicação durante aplicação.

O Processo de seis sigma é uma estratégica, estatística, que baseia- se em conceito já desenvolvido e utilizados por outros técnicas de gestão, mostrando- se inovadora, na medida em que integra diferentes ferramentas de forma estruturada, visando também redução de custo. O Seis Sigma é considerado estratégia gerencial de mudança e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor, tem a característica de ser uma ferramenta maior quantitativa de avaliar os resultados de um processo e sua qualidade, por meio de medição da variação encontrada no resultado do processo, é diferencial porque dar ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas experiências individuais, sua abordagem e forma de implementação são únicas e poderosas.

Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma .

As ferramentas de gestão Balanced Scorecard e Seis Sigmas estão relacionadas a gestão estratégica e gestão pela qualidade, na seguinte concepções: Procura desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de suas metas, dado que as afirmações feitas na missão tendem a ser vagas, ela deverá ser traduzida em objetivos específicos e, em seguida, será desenvolvida uma estratégica que use os pontos fortes da organização para alcança- los. Nesse processo, os administradores desenvolverão um conjunto de medidas capazes de capturar a estratégica. Cada unidade de estratégica determina suas medidas para o Scorecard, implementando o processo de comunicação e de ligações, em que os administradores consideram os fins estratégicos de suas unidades dentro dos objetivos organizacionais; em seguida, os administradores definem metas e orçamentos e, recebem feedback. A metodologia liga as atividades de curto prazo e longo prazo, para traduzir a missão estratégia em objetivo do BSC e estruturado em quatro perspectivos diferentes: Financeira, do cliente, dos processos internos, e do aprendizado e crescimento.

Com o surgimento do conceito de gestão da qualidade pode-se afirmar que houve um grande progresso em relação ao entendimento da palavra qualidade e a visão passou a serem sistêmicos, os processos passaram a adquirir maior importância e a administração industrial adotou a idéia de produzir com qualidade. Esta mudança conduziu as empresas a investir em um novo modelo de gestão industrial e, com a intensificação do comércio exterior, surge a necessidade de estabelecer determinados padrões válidos em qualquer região do mundo.

Seis Sigma

O Seis Sigmas é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores. Ele nasceu na Motorola, em 1987, e foi celebrizado pela GE, a partir da divulgação, feita com destaque pelo CEO Jack Welch, dos expressivos resultados financeiros obtidos pela empresa através da implantação da metodologia (por exemplo, ganhos de 1,5 bilhões de dólares em 1999).

No Brasil, o interesse pelo Seis Sigma está crescendo a cada dia. Já há alguns anos, as empresas cujas unidades de negócio no exterior estavam adotando esse programa o conhecem. A pioneira na implantação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor (Multibrás e Embraco), que, em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir dos primeiros projetos Seis Sigma concluídos. Atualmente, várias outras empresas no país estão implementando a estratégia e obtendo resultados financeiros que superam o indicador "setenta reais de ganho por real investido". Há vários projetos Seis Sigma cujo retorno é da ordem de cinco milhões de reais anuais.

O Lean Manufacturing, por sua vez, é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa. Como o Lean pode ser aplicado em todo tipo de trabalho, uma denominação mais apropriada é Lean Operations ou Lean Enterprise.

As origens do Lean Manufacturing remontam ao sistema Toyota de Produção (também conhecido como Produção Just-in-Time) e em seu cerne está a redução de sete tipos de desperdícios: defeitos (nos produtos), excesso de produção de mercadorias desnecessárias, estoques de mercadorias à espera de processamento ou consumo, processamento desnecessário, movimento desnecessário (de pessoas), transporte desnecessário (de mercadorias) e espera (dos funcionários pelo equipamento de processamento para finalizar o trabalho ou por uma atividade anterior). O programa resultante da integração entre o Seis Sigma e o Lean Manufacturing, por meio da incorporação dos pontos fortes de cada um deles, é denominado Lean Seis Sigma, uma estratégia mais abrangente, poderosa e eficaz que cada uma das partes individualmente e adequada para a solução de todos os tipos de problemas relacionados à melhoria de processos e produtos. Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.

A gestão do desempenho consiste de um conjunto de processos que visam estabelecer uma compreensão compartilhada dos objetivos, bem como motivar os indivíduos, na perspectiva de aumentar as possibilidades de alcance desses objetivos. Gerindo assim a execução da estratégia da organização, ou a forma como os planos são traduzidos em resultados. É um conceito que abrange e integra diversas metodologias e processos de melhoria, que vêm sendo desenvolvidos nas organizações, comumente apoiados em soluções tecnológicas. O conjunto de processos e metodologias, que constituem um sistema de gestão do desempenho, pode incorporar diversas ferramentas e soluções, algumas já com décadas de existência e outras que foram desenvolvidas mais recentemente. Algumas das ferramentas que usualmente suportam os processos de gestão do desempenho são: Sistemas de gestão de custos ABM e ABC, reengenharia de processos, gestão da qualidade, Six Sigma, Balanced

Scorecard (BSC) e mapas estratégicos, sistema de gerenciamento de clientes CRM, sistemas de gestão do capital humano entre outros.

Há tempos vem crescendo uma preocupação nas organizações, privadas ou públicas, especificamente à implementação de soluções integradas para gerirem o seu desempenho. Esta preocupação provém de vários aspectos relacionados com as mudanças ocorridas na sociedade, nos negócios, na economia e na gestão das organizações em geral. Destes aspectos, três importantes podem ajudar a caracterizar estas mudanças e o recente enfoque na gestão do desempenho:

Mudança nas relações tangíveis versus intangíveis;

Valorização do capital humano;

Valorização da informação.

O Seis Sigma, por sua vez, tem seu foco concentrado em resultados e no cliente e necessita de uma base organizacional sólida e profetizada para obter resultados de sucesso. Combinado a este “casamento”, temos o BSC dirigindo as oportunidades de melhoria, de acordo com os objetivos estratégicos da organização. Caso de sucesso com a aplicação das ferramentas de gestão BSC

A Situação: Atuando no mercado brasileiro desde 1914, a Armco é uma empresa especializada na manufatura do aço, adquirindo a matéria-prima de grandes usinas e beneficiando-a para a comercialização com as indústrias, sendo o segmento automobilístico um de seus maiores clientes.

Para melhorar as práticas de gestão decidiu investir em um sistema de Balanced Scorecard (BSC), um conjunto de ferramentas que visa medir o desempenho não apenas da área financeira, mas de processos e estruturas organizacionais. Em 2004 a Armco optou por desenvolver uma solução “caseira”. No entanto, o sistema, que se apoiava em planilhas Excel para o acompanhamento dos indicadores (KPI) apresentou problemas na atualização de dados e a empresa percebeu que contratar um parceiro especializado na implementação de metodologias de BSC/BI seria a solução mais adequada. O objetivo era automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual, e criar um portal, de onde estes seriam analisados, com o suporte de uma solução de BI.

A Solução: De acordo com a metodologia Microsoft Solutions Framework – MSF o projeto foi dividido em cinco etapas: visão, planejamento, desenvolvimento, estabilização e colocação em uso. A K2M Soluções, parceiro Gold da Microsoft nas competências IW, ISV e BI, coube o planejamento e desenvolvimento da infra-estrutura de TI, da implementação da solução de Portal com o WSS, da data warehouse e dos cubos OLAP. O projeto contou também com os serviços de Consultoria da Setting, empresa especialista nas práticas de gestão com metodologia BSC. O projeto envolveu a construção de um Portal com a Microsoft Windows SharePoint Services, para publicar os indicadores, como volume de vendas, despesas em Marketing, etc.. A integração entre essas ferramentas com o banco de dados Microsoft SQL Server Analysis Services, do banco de dados SQL Server Standard Editem, possibilitou automatizar a criação e o gerenciamento de scorecards interativos, aumentar a visibilidade, em tempo real, das tendências do negócio, a velocidade e a qualidade do processo decisório. Segundo Walter Fazzolari, gerente de TI da Armco, a tecnologia Microsoft é extremamente rica e não é totalmente explorada pelos usuários. Os dados obtidos a partir dos sistemas legados (Datasul) passaram a alimentar os Cubos OLAP e expor os resultados em um painel de indicadores na intranet. Com o uso do Microsoft Visio foi possível construir novas telas de mapas de estratégia que podem ser atualizadas hoje pelos usuários. Como última etapa do projeto, a Setting treinou duas pessoas de Planejamento e Controle para uso do sistema. A K2M realizou um treinamento para dois profissionais da área de TI da Armco para dar suporte à data warehouse. A solução envolveu ainda a transferência de tecnologia para a Armco nas áreas de BI e de gestão de Portal com tecnologia Microsoft, capacitando-os para a implementação das extensões necessárias à solução completa. Os Benefícios: A implantação de um portal de BSC, apoiado em uma solução de BI, garantiu o alinhamento da gestão com a estratégia, permitindo o planejamento e o relatório do desempenho dos indicadores que descrevem e monitoram essa estratégia e melhoria do processo decisório. Caso de sucesso com a aplicação das ferramentas de gestão Seis Sigma

GE – Reduz número de fornecedores de serviços de transportes

A GE desenvolve projeto para reduzir o número de transportadoras que prestam serviço às suas 14 unidades de negócios na América Latina. A meta, além de melhorar a qualidade do serviço, é economizar algo em torno de US$ 400 mil, de acordo com Fátima Souza, que coordena o processo na companhia. Ela participou nesta sexta-feira (24/9) de reunião do Comitê de Supply Chain e Logística da Amcham-SP. O projeto obedece à metodologia Seis Sigma, um programa de qualidade implantado a partir de 1995 pela GE em suas unidades de negócio em todo o mundo. A metodologia permite avaliar estatisticamente os defeitos e problemas de produtos e serviços. A certificação Seis Sigma só é obtida quando a incidência de erros é próxima de zero ou o índice de acertos fica em 99, 9997%, algo como 3,4 defeitos por um milhão de oportunidades. Se os defeitos se repetirem 6.210 vezes por milhão, por exemplo, o Sigma será quatro. “Os Seis Sigma, por exemplo, correspondem à possibilidade de faltar energia elétrica uma vez a cada hora em 34 anos”, comparou.

Os procedimentos Seis Sigma seguem uma seqüência de análise e avaliação estatística que vão desde a identificação dos pontos críticos para qualidade até a definição de prioridades. Cada um dos projetos é coordenado por um funcionário certificado no nível Black belt do Seis Sigma, posição ocupada por Fátima. No caso do projeto de racionalização da distribuição de produtos da empresa, foi fixada uma meta de redução de 80% do número de transportadoras responsáveis por duas modalidades de distribuição: cargas consolidadas e caminhões destinados. “Representantes de todas as unidades de negócios da empresa também participam de sua elaboração na condição de clientes do projeto”, observou. “A partir desta análise chegamos a duas transportadoras por unidades de negócio”, explicou. Ao final do processo de redução do número de prestadores do serviço, ainda em curso, a GE América Latina deverá reduzir o número atual de transportadores de 136 para no máximo 30, aumentar o volume dos serviços e reduzir riscos, ela afirmou.

Identificação de talentos

O sistema Seis Sigma reúne várias ferramentas de qualidade. A sua aplicação obedece a etapas como a identificação da expectativa dos clientes e diagnóstico dos defeitos até chegar à definição de procedimentos para correção e manutenção do acerto. “Pode ser utilizado para melhorar o que já existe e para desenvolver produtos ou processos novos”. Na empresa, o sistema é coordenado por grupos hierarquizados de funcionários em quatro categorias que tem no topo o quality Lea der – responsável pelas iniciativas nas várias unidades de negócio de uma região – e na base os green belt, condutores de cada um dos projetos, passando pelos black belt, executores dos projetos. “O Seis Sigma também é uma forma de identificação de talentos”, ela ressaltou. Pelo menos um terço dos funcionários da GE em todo o mundo já ocupa posição de green Lea der, e até 2005 40% dos líderes deverão atingir a posição de black belt.

Considerações finais:

Pode-se considerar que a utilização da estratégia Seis Sigma dentro da perspectiva do Balanced Scorecard pode auxiliar no processo de avaliação de desempenho de sistemas logísticos. Em síntese, demonstra como o processo de aplicação do Balanced Scorecard poderia ser realizado em cada uma das empresas componentes do sistema e posteriormente para o sistema como um todo, observando os corretos Indicadores individuais e coletivos e utilizando em todas as fases o conceito de padrão “classe mundial” de desempenho. É importante destacar que a própria utilização do Balanced Scorecard e a estratégia Seis Sigma pressupõem um processo de melhoria contínua em todas as empresas do sistema logístico, buscando cada uma delas e seu conjunto atingir a excelência empresarial definida como objetivo estratégico. Para isso, as ferramentas apresentadas também permitem identificar os problemas enfrentados, as suas causas e as ações que devem ser tomadas para solucioná-los. Fica evidente que as atividades precisam ser planejadas e sistematizadas para que as melhorias sejam obtidas em conjunto a partir de ações coordenadas. Finalmente, como resultado prático, espera se com os conceitos apresentados um aumento significativo do poder competitivo do sistema logístico, permitindo minimizar seus riscos ao enfrentar a concorrência, buscando garantir sua sobrevivência e perenidade.

BIBLIOGRAFIA

Livro: Tecnologia e Ferramentas de Gestão

Autores: Décio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues e Moises Miguel Cazela.

Editora: Alínea

www.werkemaconsultores.com/Portal Administradores

...

Baixar como  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »