TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPANHIA BRF BRASIL FOODS SA

Projeto de pesquisa: COMPANHIA BRF BRASIL FOODS SA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.151 Palavras (13 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 13

1. EMPRESA

BRF BRASIL FOODS S.A.

Rodovia RS-324 km 81,7- Marau, RS CEP: 99150-000.

A empresa nasceu como um dos maiores players globais do setor alimentício, em 2010 operava 60 fábricas instaladas em todas as regiões do Brasil e três no exterior (produção de lácteos na Argentina e unidades da Plusfood na Inglaterra e Holanda). Com uma sólida estrutura no mercado doméstico, era a única companhia com rede de distribuição de refrigerados e congelados com abrangência em todo o território nacional. Seu sistema logístico permitia em 2010 executar 500 mil entregas mensais a 150 mil clientes e atender 98% da população brasileira. No exterior, atua com 24 escritórios comerciais com mais de 5 mil clientes em 140 países dos cinco continentes. Com 113 mil funcionários, esteve entre as maiores empregadoras brasileiras e até hoje exerce forte impacto econômico e social nas regiões onde esta presente. A BRF atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos processados de carnes, lácteos, margarinas, massas, pizzas e vegetais congelados, com marcas consagradas como Sadia, Perdigão, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras.

 MISSÃO

Participar da vida das pessoas, oferecendo alimentos saborosos, com qualidade, inovação e apreços acessíveis, em escala mundial.

 VISÃO

Sermos uma das maiores empresas de alimentos do mundo, admirada por suas marcas inovação e resultados, contribuindo para um mundo melhor e sustentável.

 VALORES

Integridade, foco no cliente, respeito pelas pessoas, desenvolvimento de pessoas, alta performance, qualidade e excelência, espirito de inovação, desenvolvimento sustentável, visão global, agilidade local e compromisso com a diversidade.

2. COMO DESENHAR A REDE LOGÍSTICA

O conceito de logística é colocar o produto certo na hora certa, no local certo e ao menor custo possível. O processo logístico deve compreender as áreas operacionais (suprimento, produção e distribuição), desde as fontes de matéria prima até o produto acabado acessar as mãos do consumidor final, buscando a minimização dos custos envolvidos e garantindo a melhoria dos níveis de serviço.

Ao visualizar um ambiente logístico em toda a sua abrangência pode se verificar que o produto possui um padrão de fluxo do tipo “stop and go”. Existem algumas exceções a este padrão, que é encontrado em empresas com processos de produção contínuos, que é o caso da indústria do setor químico, ou de empresas com processos de produção onde o operador executa as tarefas acompanhando o deslocamento do produto. Com relação ao deslocamento do produto entre duas paradas não existem exceções conhecidas. Um processo logístico é composto por tanto de um procedimento estático (stop), e um procedimento dinâmico (go). Fornecer o produto certo e com qualidade, no local da demanda do próximo processo, dentro dos tempos certos, ao menor custo possível e com garantia e melhoria dos níveis de serviço. Esta ótica é a mesma adotada pelos preceitos de controle de qualidade. Um ambiente logístico possui, além de clientes externos, clientes internos, os fornecedores internos e externos devem estar conectados com os conceitos e objetivo da logística.

O procedimento pode ser definido como o deslocamento do produto entre dois procedimentos estáticos. Este deslocamento poderá ser realizado em qualquer dos três subsistemas abrangidos pela logística. Como exemplos destes procedimentos, pode se citar o transporte de um container de um produto para um processo logístico.

• Procedimento estático de estocagem: esse processo é composto pelas atividades de desembarque, conferência e deslocamento até o local de armazenagem.

• Procedimento estático de beneficiamento: esse processo abrange a estocagem do produto e o seu deslocamento até o picking de produção.

• Procedimento de separação: ordens de produção e deslocamento até o primeiro processo de estocagem do subsistema produção.

Um conjunto de empresas que produzem matérias primas, partes e conjuntos de um determinado produto de consumo final formam uma cadeia de suprimentos (Supply Chain).

A simbologia da rede pode ser utilizada para desenhar qualquer tipo de rede, desde um pequeno processo de produção, até a cadeia como um todo. O desenho deve ser realizado a partir do cliente, seja ele interno, externo, ou até mesmo o consumidor final. A rede de um supply chain deve ser feita por produto, iniciando com o produto de consumo final até chegar ao fornecedor de matérias prima básica. Cada processo possui custos e perdas que são comuns a todos, cumulativos somam-se de processo em processo, e são compensatórios (possuem trade-off’s), entre si e em relação aos outros processos.

2.1. REDE LOGÍSTICA DA BRF

Formado por cinco pilares (gente, processos, inovação, meio ambiente e tecnologia da informação), o projeto prevê a identificação e a adoção das melhores práticas globais em Supply Chain, visando a excelência em execução no ponto de venda e na compra de insumos e suprimentos, para assegurar liderança em gestão de custos e serviços ao cliente. Essa abordagem demanda que a área de suprimentos migre de um modelo formal de negociações transacionais (compras), para o conceito de procurement, ou seja, desenvolvimento de negócios e fornecedores. Os negociadores passam a ser gestores de negócios, buscando entender movimentos de matérias-primas, de economia interna e mundial e das necessidades de clientes internos e externos, participando assim do desenvolvimento dos negócios, rotinas de análise de informações, desempenho de equipamentos, produtos e processos, além de monitorar a concorrência tornam-se atividades muito importantes nas decisões de compra.

A empresa seleciona os seus fornecedores com base em viabilidade comercial, competitividade de custo, capacidade técnica, situação financeira e alinhamento às políticas e diretrizes sociais e ambientais.

Apesar de não haver uma política estabelecida quanto à preferência por fornecedores locais, na prática, em determinados segmentos casos de serviços e investimentos de menor valor, eles são priorizados, desde que atendam aos requisitos da companhia.

Em 2010, 39,4% do valor gasto com fornecedores ocorreu em regiões próximas às principais unidades da Companhia sendo que, no ano anterior, esse percentual havia sido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com