TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL, HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE E CIÊNCIAS SOCIAIS

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDGAR VIEIRA VARGAS

RA: 8946174299

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL, HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE E CIÊNCIAS SOCIAIS

PASSO FUNDO/RS

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDGAR VIEIRA VARGAS

RA: 8946174299

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL, HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE E CIÊNCIAS SOCIAIS

Desafio Profissional das disciplinas de História do Brasil Imperial, História da América Independente e Ciências Sociais do Curso de História da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em História, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Tatiane Duarte Conte.

PASSO FUNDO/RS

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................

4

DESENVOLVIMENTO......................................................................................

5

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................

12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................

13

INTRODUÇÃO

O presente desafio profissional tem por objetivo formar professores em História, capazes de construírem e disseminarem conhecimentos científicos e culturais, alicerçados, na pesquisa, nas exigências sociais e nas necessidades de transformação do contexto político, econômico e social em que os profissionais estiverem inseridos, buscando a valorização do homem e a sua mudança de vida.

Buscando então auxiliar o acadêmico do curso de história na elaboração de uma atividade avaliativa referente as disciplinas: de História do Brasil Imperial, História da América Independente e Ciências Sociais, a referida avaliação visa aproximar o acadêmico do ambiente que futuramente fará parte das atividades diárias de um professor de história, a atividade avaliativa proposta conterá quinze questões referente as disciplinas estudadas, dentre estas teremos questões objetivas e dissertativas, tudo isto para auxiliar no melhor aproveitamento do aluno sobre o conteúdo estudado.

DESENVOLVIMENTO

Após ser aprovado em concurso público assumi o cargo de professor de História na Escola Estadual Professora Gabriela Barcelos Gibim, localizada no município de São João das Esmeraldas.

Depois de um bimestre à frente das turmas do 3º ano do ensino médio, preparei a primeira avaliação, que servirá para a verificação do aprendizado dos alunos e também como maneira de saber se os métodos que estou usando para ministrar as aulas é a forma mais adequada para o bom andamento de minha atividade docente, procurei aprofundar bem as matérias ministradas para que todos os alunos mantessem  o mesmo padrão de aprendizado e assim no momento da avaliação pudessem transcrever o que realmente aprenderam.

Então elaborei uma prova com quinze questões, usando de uma linguagem facilmente entendível, auxiliando a compreensão de todos os alunos e de acordo com as matérias de História do Brasil Imperial, História da América Independente e Ciências Sociais, disciplinas estas que foram trabalhadas ao longo do primeiro bimestre.

Para responderem as quinze questões os alunos terão dois períodos de aula, que somados tratam-se de aproximadamente noventa minutos, levando em conta este espaço de tempo acredito que esta prova será realizada com muita calma e atenderá o objetivo de saber se realmente meus métodos de ensino foram eficazes durante este primeiro bimestre ou caso contrário deverei fazer algumas mudanças para atingir o real objetivo desejado que é não só ministrar as aulas, mas ministrar aulas e conseguir transmitir o conhecimento de maneira que todos os alunos possam compreender.

Após todos os alunos findarem as provas, eu as recolherei e iniciarei a correção, retornando no próximo dia letivo já com as notas atribuídas a cada um dos alunos, farei então a devolução das provas e solicitarei a todos que com o auxílio do material didático disponível, pesquisem e respondam novamente as perguntas que não acertaram, solicitando também o auxílio do professor para uma eventual explicação da questão não entendida. Para que ninguém saia do ambiente da sala de aula sem entender o conteúdo que foi ministrado.

E.E.P.S.G. Profa. Gabriela Barcelos Gibim

Turma: 3º ano

Disciplina: História do Brasil Imperial, História da América Independente e Ciências Sociais

Prof. (a): Edgar Vieira Vargas

NOTA

Nome do aluno:

Data da Prova:

INSTRUÇÕES

. Leia atentamente as instruções para a realização da prova.

2. Preencher corretamente o cabeçalho.

3. As respostas devem ser a tinta azul ou preta.

4. Respostas rasuradas, ilegíveis e/ou borradas não serão consideradas.

5. A prova é individual e sem consulta.

6. As questões discursivas deverão ser respondidas exclusivamente no espaço destinado às respostas.

7. Os celulares e quaisquer outros aparelhos eletrônicos devem estar desligados.

 8. Esta avaliação tem o valor máximo de 10 pontos.

 9. Tempo de prova: a ser estipulado pelo professor é de 90 minutos.

Questões de História do Brasil Imperial.

Assinale a alternativa correta:

1. Leia Seguindo o momento conturbado da renúncia de Dom Pedro I, os anos do período regencial foram bem difíceis e contavam com grande instabilidade política que possibilitou o surgimento de vários conflitos. Quais foram os principais conflitos ou manifestações internas do período regencial?

a) Balaiada, Revolução Farroupilha

b) Revolução Farroupilha, Revolução do Federalismo

c) Cabanagem, Sabinada, Balaiada, Revolução Farroupilha e Revolução Praieira

d) Cabanagem, Revolução de 30,

2. Sabinada, Balaiada e Revolução Farroupilha foram algumas das lutas que ocorreram no Brasil em um período caracterizado

a) por um regime centralizado na figura do imperador, impedindo a constituição de partidos políticos e transformações sociais na estrutura agrária.

b) pelo estabelecimento de um sistema monárquico descentralizado, o qual delegou às Províncias o encaminhamento da "questão servil".

c) por mudanças na organização partidária, o que facilitava o federalismo, e por transformações na estrutura fundiária de base escravista.

d) pela redefinição do poder monárquico e pela formação dos partidos políticos, sem que se alterassem as estruturas sociais e econômicas estabelecidas.

3. Leia atentamente as afirmações abaixo sobre a Guerra dos Farrapos e assinale a alternativa correta.

a). Foi a mais longa Guerra do Brasil.

b) Constituíram-se, em meio à luta, das efêmeras Repúblicas: a Juliana, no Rio Grande do Sul e a Piratini, em Santa Catarina.

c) Entre os participantes desse movimento estava a "heroína de dois mundos", a republicana revolucionária Ana Maria de Jesus Ribeiro - Anita Garibaldi.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

4. O resultado da discussão política e a aprovação da antecipação da maioridade de D. Pedro II representou:

a) o pleno congraçamento de todas as forças políticas da época.

b) a vitória parlamentar do bloco partidário liberal.

c) a trama bem-sucedida do grupo conservador que fundara a Sociedade Promotora da Maioridade.

d) a anulação da ordem escravista que prevalecia sobre os interesses particulares.

5. No dia 3 de junho de 1822, o príncipe regente, fez uma convocação para uma assembleia constituinte, descreva qual era o objetivo da convocação desta assembleia?

Questões de História da América Independente.

6. As invasões de Espanha e Portugal pelos exércitos de Napoleão Bonaparte desencadearam o processo de independência das colônias ibéricas na América. Entre as causas que levaram estas colônias à independência, temos:

a) A Inglaterra apoiou os movimentos de independência, porque estava interessada em expandir os mercados para seus produtos industrializados.

b). Um surto de revoltas de escravos índios e negros, motivados pela independência do Haiti, levou as elites coloniais a desejarem a independência como um meio de fazer frente a estas revoltas.

c) A independência dos Estados Unidos e as ideias iluministas de liberdade individual e autogoverno serviram como forte estímulo, para que as elites coloniais lutassem pela separação das potências ibéricas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

7. O processo de emancipação política na América Latina apresentou como características, EXCETO:

a) a influência dos EUA, orientados pela adoção da Doutrina Monroe.

b) o predomínio político das elites econômicas na articulação da independência.

c) o apoio da Inglaterra, motivada por seus interesses econômicos.

d) a ruptura com o tradicional modelo mineiro e/ou agrário-exportador.

8. A influência do Liberalismo, ideologia da Revolução Francesa, nos movimentos de emancipação da América Latina no século XIX, é limitada por vários motivos, dentre eles, destacamos:

a) a ausência de uma classe operária organizada.

b) a oposição da elite colonial aos ideais liberais.

c) a marcante presença da cultura católica.

d) o predomínio do latifúndio monocultor.

9. Quais foram os acontecimentos que tornaram possível a independência política das colônias espanholas na América, na 1ª década do séc. XIX?

10. Estimuladas pelas ideias iluministas e pelo exemplo vitorioso da Revolução Americana, muitas colônias da América tornaram-se independentes ao longo das duas primeiras décadas do século XIX. A independência do Haiti, colônia francesa, foi a mais singular de todas porquê?

Questões de Ciências Sociais

11. O conceito mais genérico de ideologia significa o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre algum tema sujeito a discussão, por exemplo, a ideologia burguesa, a ideologia de um partido político. Historicamente, porém, o conceito de ideologia tem um sentido específico divulgado pelo filósofo e economista: 

a) Frederich Nietzsche. 
b) Émile Durkheim . 
c) Robert Owen. 
d) Karl Marx.
12. Considerado um dos conceitos basilares do marxismo, onde Marx busca denunciar as desigualdades sociais, contra a falsa ideia de igualdade política e jurídica proclamada pelos liberais. Assinale a alternativa que corresponde a tal conceito: 

a) Classe social.
b) Ação social. 
c) Fato social. 
d) Mais-valia.. 
13. Com a mudança cultural como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural:

a) a invenção ou introdução de novos conceitos, e a adaptação da sociedade.

b) a difusão de conceitos e a adaptação do homem dentro do contexto social.

c) a difusão de políticas públicas para atender a sociedade.

d) a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas.

14. Qual é a definição de subcultura?

15. Segundo Émili Durkheim como são caracterizados os fatos sociais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (317.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com