TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hallowen O Começo - Irlanda – “Trick nó a Chóireáil”

Por:   •  5/7/2016  •  Resenha  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 10

Você acha que o Halloween começou nos Estados Unidos? Eu também pensava assim!

O começo - Irlanda – “Trick nó a Chóireáil”

Surgiu na Irlanda há mais de dois mil anos. No dia 31 de outubro época do final da colheita e início do inverno tornando os dias mais curtos e as noites mais longas. Nesta data os Druidas (Magos Celtas) comemoravam o último dia do ano, e acreditavam que neste dia o mundo dos vivos se encontrava com o mundo dos mortos - Noite de Samhaim (senhor dos mortos) espíritos dos mortos voltavam para entrar no corpo dos vivos em busca de alimento. No pôr do sol, os celtas ascendiam tochas com medo de serem possuídos por espíritos mal, vestiam máscaras e roupas pretas e para espantar o mal deixavam doces e comidas do lado de fora das casas – É por isso que se usa Fantasias no Halloween e se pede doces!

Hoje os irlandeses se encontram nas ruas das cidades, para celebrar a data com um grande desfile com concursos de fantasias, fogos de artificio, jogos, brincadeiras e as crianças se fantasiam e saem pela vizinhança pedindo doces dizendo famoso “tricks nó a chóireáil”- “gostosuras ou travessuras”, as comemorações continuam nos bares e casas noturnas, um verdadeiro carnaval.

O símbolo mais representativo do Halloween é a abóbora esculpida em forma de cara e iluminada por dentro. Ele surgiu de uma lenda irlandesa. Conta a lenda que o ferreiro Jack O'Lantern (Jack da Lanterna) um alcoólatra mal educado, consegui enganar o diabo por duas vezes escapando da morte. No dia 31 de outubro Jack morreu, e foi proibido de entrar no céu, foi para o inferno mas o diabo não o quis lá, porém com pena o diabo joga uma brasa para que a alma de Jack não vagasse sem rumo e iluminasse seu caminho. Essa brasa foi colocada dentro de um nabo esculpido para funcionar como lanterna, mais tarde o nabo foi substituído pela abobora. As pessoas colocavam as aboboras iluminadas nas janelas de suas casas para afastar os maus espíritos e os fantasmas no feriado de Samhain.

Mas e as bruxas? Pro que que essa ligação com o Halloween?

Os Druidas (Magos Celtas) ensinavam a arte da agricultura, da cura com ervas, realizavam festas com rituais homenageando divindades, dominavam a arte da adivinhação e da mágica, além de acreditarem na comunicação com os espíritos da natureza e na previsão do futuro – Daí é que vem a ligação com imagens de bruxas!

Mas como será que outros povos se comportam com os festejos do Halloween?

Estados Unidos – “Trick or Treat”

Os imigrantes irlandeses trouxeram a comemoração do Halloween para o Estados Unidos por volta do século XIX e lá se difundiu tornando-se tradição e uma grande comemoração. O dia 31 de outubro Halloween, é comemorado com feriado nos Estados Unidos e muito provavelmente é o país onde os festejos ganham maiores proporções. As crianças se fantasiam e saem às ruas batendo nas portas e falando - trick or treat - doces ou travessuras e os adultos se preparam com muitas balas para atender os pedidos. Em muitos estabelecimentos as pessoas vão trabalhar fantasiadas. A celebração envolve todo o país, neste período as ruas, casas, bares e estabelecimentos comerciais são decorados com abóboras, fantasmas, bruxas, aranhas e imagens relacionadas ao Halloween. O faturamento do comercio americano no Halloween só perde em vendas para o Natal em média são gastos U$ 7,5 milhões de dólares

 Em Massachusetts, cidade famosa pela caça às bruxas, o Halloween é comemorado com uma das maiores paradas - Village Halloween Parade, um desfile de fantasias noturno que atrai mais de dois milhões de pessoas. Em Miami, os clubes noturnos promovem festas e concursos de fantasia. Em Orlando o Disney Magic Kingdom conhecida por Mickey’s Not So Scary Halloween Party, acontecem shows de fogos especiais, parada comemorativa ao Halloween e funcionários da Disney distribuírem doces as crianças. Na Universal, chamada de Universal Halloween Horror Nights, personagens de filmes de terror estão no parque assustando. Em Nova Iorque acontece o Tour “Ghost of New York”, passeio guiado a pé pelos lugares mais assustadores da cidade, festas no Central Parque e o tradicional Zombie Walk, onde as pessoas se vestem de zumbis e saem andando pela cidade

Brasil

A comemoração pelo Halloween aqui é recente e sofre grande influência da cultura americana, minha geração por exemplo não teve nenhum contato com essa cultura, símbolos ou festejos, era coisa que só se via em filmes. A festa ganhou maior repercussão através das comemorações nas escolas de inglês ou nos programas de televisão infantis que mostravam a comemoração através de decoração e brincadeiras. Aos poucos vem tornando-se mais popular, principalmente entre crianças e adolescentes. No dia 31 de outubro as escolas se preparam para as comemorações, o dia é lembrado na decoração com abóboras, fantasmas, caveiras, bruxas, aranha, morcegos e marcado através das fantasias das crianças tudo regado de muitos doces. Em algumas cidades também são organizadas festas a fantasia em bares e casas noturnas.

Inglaterra

Os ingleses comemoram o Halloween como nos Estados Unidos, durante todo mês as ruas casa lojas e bares são decorados com imagens de bruxas, fantasmas, aranhas e abóboras e as crianças se fantasiam de monstros e andam de casa em casa para pedindo doces, nos Pub’s e bares não faltam festas com muita animação e fantasias.

Para turistas que quiserem participar da festa há muitas opções, em Londres, a London Eye, famosa roda gigante, é transformada em gruta assustadora, com florestas e pântano, nas pontes do Rio Tâmisa, histórias de terror são contadas, com direito a monstros, bruxas, fantasmas e vampiros, o Museu dos Horrores, a brincadeira é passear à luz de velas nas masmorras ou ser perseguido por Jack o Estripador num labirinto ou ainda um tour a pé por vielas escuras e subterrâneos de Edimburgo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (357.1 Kb)   docx (747.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com